COLUNA

Entendendo um pouco mais sobre trajetórias

Publicado em: 26/02/2023 16:12

 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik
Provavelmente você já se perguntou se está construindo a carreira profissional que tanto sonhava. Mas, se não pensava sobre isso, cogitou até se especializar na sua área de atuação para se destacar ao longo do seu percurso profissional, certo? O fato é que esse processo não cessa e está ligado ao desenvolvimento de habilidades e competências ao longo da vida. Hoje, com a oscilação do mercado de trabalho, muitas pessoas recalculam a rota captando uma recolocação ou algo novo para se reinventar e aprimorar suas competências para buscar novos desafios ou ainda, para se manter empregáveis em seus trabalhos. Mas, construir uma carreira pode levar tempo e o resultado não é imediato, porém traçar um planejamento pode facilitar essa jornada de trajetórias positiva, bem como manter a motivação em meio a crises e desvios de rota.
 
Aqui, vamos entender um pouco mais sobre a busca de padrões para as carreiras dentro das organizações e mercado de trabalho, contudo, vale reforçar que tais padrões, tendem a permanecer em atividades profissionais de mesma natureza. Essas atribuições e responsabilidades de mesma natureza, traduzem o que chamamos de eixos ou trajetórias de carreira.

Entendendo melhor, vamos tomar como exemplo um profissional que cursou administração de empresas e entra na organização pela área financeira, migrando após um tempo para tecnologia de informação e depois para Gestão de Pessoas. Qual(is) o(s) eixo(s) ou trajetórias de carreira vivenciados por esse profissional?
 
Na verdade, ele sempre atuou no mesmo eixo de carreira, seu cliente sempre foi o público interno da organização e ele esteve sempre mobilizando conhecimentos e habilidades de mesma natureza, embora em áreas funcionais e conceitos distintos. Logo, os eixos de carreira não estão necessariamente atrelados a profissões ou áreas funcionais e, sim, ao exercício de atribuições e responsabilidades de mesma natureza. Estas, por sua vez, podem ser definidas a partir do público-alvo do trabalho das pessoas e da natureza dos conhecimentos e habilidades mobilizados.

Podemos identificar nas organizações diferentes eixos de carreira que estão atrelados aos processos fundamentais da organização. Vamos caracterizar processo fundamental como aquele que sempre existirá na organização, não importando qual seja o desenho organizacional, como, por exemplo: administrativo, gerencial, tecnológico etc. Em função das entregas exigidas pelas organizações e pelo mercado, podemos agrupar três categorias de carreiras:

Operacionais: são carreiras que exigem o uso do corpo e alto grau de repetição, demandando da organização alto grau de estruturação e/ou mecanização. Geralmente se encerram em si mesmas, sendo importante que a organização defina critérios de mobilidade para outras carreiras.

Profissionais: são carreiras ligadas a atividades específicas; geralmente exigem pessoas com formação técnica ou com nível superior. Não são definidas pela estrutura da organização e sim pelos processos fundamentais, tais como: administração, Informática, finanças, tecnologia, RH, jurídico etc.

Gerenciais: são carreiras ligadas às atividades de gestão da empresa. A posição se caracteriza mais pelas demandas políticas do que pelas técnicas. Normalmente, as pessoas são oriundas das carreiras operacionais ou profissionais e, ao longo de seu processo de crescimento, demonstraram talento para carreira profissional.

Para finalizar, é importante ressaltar que, durante o desenvolvimento da carreira, nunca chegaremos a uma fase profissional em que não será preciso aprender, independente do eixo ou trajetória a ser seguida dentro das organizações ou no mercado de trabalho. Ou seja, habilidades e conhecimentos devem ser desenvolvidos constantemente em qualquer trajetória, simples assim! Por exemplo, se deseja atuar em um cargo de liderança, ligada ao eixo / trajetória gerencial, é fundamental saber relacionar-se com outras pessoas e ter uma boa comunicação.

Reflexões
 
Cada aula de dança é uma revelação de mim mesmo, e subir no palco é o resultado do meu esforço e dedicação para com ela. Porque cada movimento é uma pergunta e uma resposta da minha trajetória [...]
Mike F. Machado
 
Sinta o mar, o vento, o sol. Cada trajetória deve ser explorada ao máximo.
Campbell Ronald

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.