COLUNA

Estratégia & Carreira

Publicado em: 11/12/2022 08:00

 (Foto: Freepik / Divulgação)
Foto: Freepik / Divulgação
O que tem a ver estratégia com carreira? Tudo, não é mesmo? Pois se não tivermos estratégias para fazer a gestão de carreira, ela ficará na mesmice como mar: “leva e traz”...  E isso, não é nada bom! Assim, vamos falar hoje sobre a importância da estratégia para condução da sua vida pessoal e profissional.
 
É importante seguir um propósito, que todos nós possuímos. Embora, às vezes, ele não esteja consciente ou claro. Mas, o propósito existe, simples assim.  Afinal, as pessoas não buscam trabalho, mas sim, um significado para sua vida e carreira, por isso a necessidade de que ele seja consciente. Assim, você terá mais autonomia, além de levantar uma grande força criativa, empreendedora, com uma imensa capacidade de inovação e superação. Que maravilha, não é mesmo?
 
Para montar sua estratégia de carreira, é preciso pesquisar, analisar e implementar um caminho estratégico que seja ágil e atualizado constantemente, para se adaptar a um ambiente dinâmico, focado em resultados ou entregas. Pautado nesse cenário, o modelo de Planejamento Estratégico ágil e adaptativo, traçado no livro Agile Strategy Management por Luiz Lobão, traz quatro etapas muito interessantes, as quais gosto muito de utilizar na condução de estratégias em plano de carreira. São elas:
 
1. Etapa da Visualização – fazer um mapa do futuro, através de uma análise de previsões e matriz de riscos com ameaças, oportunidades, respostas rápidas, desafios sociais e tecnológicos, radar de tendências, concorrência, caminhos mais rentáveis e resilientes;

2. Etapa do Design – deve fomentar o fluxo de informação para fazer sentido com o propósito e a visão desejada com as apostas estratégicas para estabelecer ações no objetivo de testar e retestar quando necessário;

3. Implementação – estabelecer períodos com prazos para as ações com implementação de indicadores.

4. Gestão – fazer o acompanhamento e avaliação periódica para averiguação do caminho evolutivo ou não com os registros dos indicadores estabelecidos, e assim, rodar novamente como fazemos na ferramenta do PDCA.
 
Nesse contexto que estamos vivendo, pós pandemia, não só as empresas precisam ser ágeis, os profissionais também necessitam de estratégias e agilidade para se alinhar na mesma proporção que o mercado de trabalho. Afinal, o mundo segue em plena transformação. Thomas Frey (2019) Da Vinci Institute, afirma que 60% das profissões que dominarão os próximos 10 anos ainda não existem. Em 2020, um estudo pelo FEM (Fórum Econômico Mundial) listou as principais profissões até 2025, onde deu destaque para: matemáticos, profissionais de saúde, tecnologia da informação e arquitetos. Em sequência o CBRE Institute publicou uma pesquisa em 2021 onde informava que 50% das profissões se tornarão obsoletas até 2025 e para fechar, John Thomas Chambers (executivo no EUA) aposta que 40% das empresas não estarão mais no mercado ao fim dos próximos dez anos.

Então, fica aqui a super dica de preparar com bastante embasamento o seu plano de carreira com estratégias bem estudadas e sólidas para seguir com fortaleza e consciência a sua trajetória profissional.
 
Lembre-se: a maioria das pessoas tem desejo e sonhos. Mas, as pessoas de sucesso têm planos e metas. (@negocioconectado)
 
Atenção: Saber e não fazer ainda não é saber.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.