João Gomes diz que Drilha de São João busca despertar espírito junino desde cedo
Em entrevista coletiva concedida antes de sua Drilha de São João, João Gomes e convidados falaram sobre o papel do evento para fortalecer as festas juninas de Pernambuco
Quatro dias após o fim do Carnaval, a folia segue no Recife, mas em um ritmo diferente: o forró. Sob o comando do cantor pernambucano João Gomes, a "Drilha São João Gomes" percorreu a Rua da Aurora, no centro da capital, neste domingo (22), antecipando o clima de São João para os foliões.
Pouco antes de seguir para o trio que puxou ao som de muito forró, João Gomes contou o porquê da drilha ser dias depois do encerramento do Carnaval 2026. Para ele, a ideia é que a festa venha para cativar desde cedo o espírito da festa junina.
“O Carnaval aqui é mágico, mas a gente que é forrozeiro se prepara muito para o São João. Então, é bom começar a falar logo cedo e cativar algo bom aqui em casa, aqui no Recife, porque eu sei que muita gente gosta daqui e gosta de festejar. Então, que a gente possa entregar essa folia para a galera”, afirmou ele.
Além disso, ele contou estar feliz por ver a Rua da Aurora tomada pelo forró, mesmo local em que, em duas ocasiões, Alceu Valença deu início ao carnaval. Para ele, poder falar de São João ainda em fevereiro é uma forma de mostrar para o público que a preparação acontece “bem antes”.
“Poder começar agora, trazendo os bacamarteiros, as quadrilhas, estando junto desse pessoal todo, é mostrar que a gente se prepara bem antes. A gente quer tornar isso uma tradição para anunciar que o São João está vindo, que está vindo a nossa grande festa e o nosso coração”, destacou.
“Nosso coração fica feliz em falar sobre o forró e sobre a nossa cultura, que é o nosso maior orgulho. Queremos dar continuidade a essa festa e deixar isso marcado no coração das pessoas, mostrando que começamos a pensar no São João cedinho”.
Sobre a possibilidade de a drilha se tornar um evento recorrente, o cantor não escondeu o entusiasmo com o futuro do projeto e afirmou que pretende que aconteçam outras edições. “Principalmente que seja aqui no Recife, porque eu moro aqui e quero trazer as pessoas para cá, e trazer o olhar, bem dizer assim, das marcas, dos parceiros. E cada vez mais, poder cativar o coração assim das pessoas a fazerem forró”, contou.
Convidado para a drilha, o sanfoneiro Mestrinho declarou achar maravilhoso sentir “esse gostinho de São João é maravilhoso, ainda mais num clima carnavalesco”. “Eu acho que é a fusão do carnaval para o São João. E acho que a gente vai fazer isso com muita preciosidade hoje, com muita alegria e euforia porque as festas conversam entre si”, destacou.
Além de João Gomes, participaram da drilha Zé Vaqueiro, Dorgival Dantas, Mestrinho, Petrúcio Amorim, Ruan Vaqueirinho e outros convidados. Segundo o cantor, o MC Don Juan também estava confirmado para participar, mas adoeceu e não se juntou ao grupo.
Forró em Fevereiro
Na tarde deste domingo (22), uma multidão vestida de roupa xadrez e chapéu de palha encheu a Rua da Aurora para acompanhar a Drilha liderada pelo cantor João Gomes. O artista subiu no trio elétrico por volta das 13h30 para comandar o evento, que contou com as participações de Zé Vaqueiro, Mestrinho, Nena Queiroga, Ruan Vaqueirinho, Dorgival Dantas, entre outros convidados.
O repertório já passou por sucessos de João Gomes, como “Eu tenho a senha”, e de seus convidados, como “Coladin”, de Zé Vaqueiro. E como manda a canção, os casais dançaram muito forró agarradinhos e grupos fizeram coreografias clássicas das quadrilhas de São João, como o túnel.