° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Novo curta de Kleber Mendonça Filho entra em cartaz no Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda

Premiado recentemente no Globo de Ouro, Kleber Mendonça Filho assina o curta "A Gente Faz Acontecer", que pode ser assistido na instalação "Locomotiva Pernambuco" até o dia 25 de janeiro

Por Allan Lopes

Instalação 'Locomotiva Pernambuca' exibe curta-metragem 'A gente Faz Acontecer', assinado por Kleber Mendonça Filho

O futuro dos pernambucanos, projetado através dos sonhos de uma jovem estudante, é o tema do curta-metragem "A Gente Faz Acontecer", dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, que foi premiado no Globo de Ouro com o longa "O Agente Secreto". A obra, que conecta as aspirações pessoais às vocações econômicas de Pernambuco, integra a instalação "Locomotiva Pernambuco", em cartaz até 25 de janeiro no Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.

A narrativa do curta acompanha a rotina da jovem protagonista, mostrando seus pensamentos sobre a cidade e seus planos para o futuro. Ao longo do filme, Kleber Mendonça Filho faz uma ligação entre os sonhos dela e os setores econômicos de Pernambuco, passando pela história da cana-de-açúcar até os atuais polos de tecnologia e produção industrial.

A instalação “Locomotiva Pernambuco”, que abriga o filme, foi criada pelo arquiteto Isac Filho e tem um formato que lembra um transporte futurista. A proposta é que os visitantes se sintam dentro de uma cápsula do tempo durante a exibição.

O projeto do curta está alinhado com o programa Invest Pernambuco, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que completa 60 anos em dezembro de 2025. Tanto o filme quanto o programa defendem que o desenvolvimento econômico deve estar conectado com os projetos de vida das pessoas.

“Aqui, na instalação ‘Locomotiva Pernambuco’, falamos de economia não apenas como números ou empresas, mas, sobretudo, como pessoas — gente feliz em seus territórios, com oportunidades e perspectivas de futuro. É esse Pernambuco que queremos construir. Vamos juntos nessa locomotiva”, comenta a diretora-presidente da Adepe, Ana Luiza Ferreira.