° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Filmes do pernambucano Gabriel Mascaro ganham maratona especial no Canal Brasil

Nesta terça-feira (30), a partir das 18h, o Canal Brasil apresenta uma maratona especial dedicada ao cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, um dos nomes mais inventivos do cinema brasileiro contemporâneo.

Por Diario de Pernambuco

Juliano Cazarré interpreta um vaqueiro no filme "Boi Neon", de Gabriel Mascaro.

Nesta terça-feira (30), a partir das 18h, o Canal Brasil apresenta uma maratona especial dedicada ao cineasta pernambucano Gabriel Mascaro, um dos nomes mais inventivos do cinema brasileiro contemporâneo. A programação reúne cinco longas-metragens dirigidos por Mascaro — “Um Lugar ao Sol”, “Doméstica”, “Ventos de Agosto”, “Divino Amor” e “Boi Neon” — que revelam personagens, paisagens e tensões sociais a partir de um olhar sensível e provocador.

O documentário “Um Lugar ao Sol” acompanha moradores de coberturas de prédios das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, que falam sobre suas rotinas, trajetórias pessoais e a relação com os espaços que ocupam. A partir desses depoimentos, o filme registra modos de vida associados a diferentes posições sociais no contexto urbano.

Realizado a partir de imagens filmadas por adolescentes que registram o cotidiano de suas empregadas domésticas, o documentário “Doméstica” observa rotinas de trabalho, convivência familiar e relações hierárquicas presentes nesse ambiente, lançando um olhar sobre vínculos afetivos e desigualdades sociais ainda marcantes no Brasil.

Já o longa-metragem “Ventos de Agosto” acompanha o dia a dia de uma jovem que vive em um vilarejo no litoral nordestino, onde trabalha na coleta de cocos e na manutenção de um parque eólico. A chegada de um pesquisador à região altera a rotina local e passa a integrar a narrativa, que se passa em uma paisagem marcada pela presença do vento e do mar.

Ambientado em um futuro próximo, “Divino Amor” acompanha uma funcionária de cartório responsável por processos de casamento civil. Religiosa, ela participa de encontros que buscam fortalecer a vida conjugal, enquanto a trama apresenta um país em que práticas institucionais e religiosas se entrelaçam.

Encerrando a maratona, a história de “Boi Neon” acompanha Iremar, um vaqueiro interpretado por Juliano Cazarré que percorre o Nordeste participando de vaquejadas e trabalhando no manejo do gado. Fora das arenas, ele se interessa por moda e costura. O filme registra a rotina do grupo com quem viaja e os bastidores desse universo itinerante.