° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Pernambuco teve 82 ataques de tubarão e 27 mortes em 34 anos

Média de ataques é de 2,38 por ano. Comitê Estadual de Monitoramento de Incidente com Tubarões (CEMIT), acompanha os incidentes desde 1992

Por Nicolle Gomes

Placa alerta para risco de ataque de tubarão

Pernambuco teve 82 ataques de tubarão em 34 anos, com 27 mortes em decorrência dos incidentes. O caso mais recente aconteceu nesta quinta (29), na Praia Del Chifre, em Olinda, no Grande Recife, quando um adolescente de 14 anos foi atacado e está no Hospital Tricentenário de Olinda.

A média anual é de 2,38 casos. Os números foram divulgados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidente com Tubarões (CEMIT). O penúltimo aconteceu com uma turista que foi mordida na perna em Fernando de Noronha.

As áreas com maior concentração de ocorrências são Boa Viagem, no Recife (24 registros); Piedade, em Jaboatão dos Guararapes (23); e Del Chifre, em Olinda (6).

Segundo o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidente com Tubarões (CEMIT), em 33 quilômetros do litoral do Grande Recife entre a Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, até a Praia do Farol, em Olinda, há risco crítico de incidente.

A pasta, inclusive, anunciou a retomada do monitoramento de tubarões agora, em 2026, após 11 anos de suspensão. O trabalho será reativado por meio de um novo edital do Programa Cientista Arretado, do Governo do Estado.