° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Edital do governo prevê retomada de monitoramento de tubarões no estado após 11 anos

As informações são Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT). O monitoramento de tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR) está interrompido desde 2015.

Por Diario de Pernambuico

Placa alerta para risco de ataque de tubarão

No dia 8 de janeiro deste ano, o governo de Pernambuco informou ao Diario que voltará a fazer o monitoramento de tubarões no litoral do estado.

Assim o trabalho será retomado após 11 anos, de acordo com o o edital que será lançado pelo
Programa Cientista Arretado, do Governo do Estado.

As informações são Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (CEMIT).
O monitoramento de tubarões na Região Metropolitana do Recife (RMR) está interrompido desde 2015.

O edital que promoverá o retorno do trabalho é denominado “Monitoramento de Tubarões no Litoral Pernambucano: Integrando Ciência, Tecnologia e Inovação na Prevenção de Incidentes”.

O projeto terá investimento de R$ 1,052 milhão e duração de 24 meses, segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco (SEMAS), coordenadora do CEMIT.


A área estudada pela pasta dá conta de 33 quilômetros do litoral do Grande Recife com risco crítico de incidente: da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, até a Praia do Farol, em Olinda.

Nesta quinta, um garoto foi atacado por um tubarão em Olinda, no Grande Recife. Ele foi levado ao hospital. 

O ataque anterior ao desta quinta (29) tinha acontecido no carnaval de 2023, em Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no rande Recife