° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Carnaval 2026: em ritmo de folia, Hemope lança campanha para reforça doação de sangue

A estratégia tem caráter preventivo e busca garantir o abastecimento adequado dos estoques de sangue, assegurando suporte aos hospitais públicos do estado antes, durante e após os dias de folia

Por Diario de Pernambuco

Carnaval 2026: em ritmo de folia, Hemope lança campanha para reforça doação de sangue

Faltando menos de um mês para o Carnaval 2026, a Fundação Hemope lançou, nesta terça (13), a campanha para reforça a doação de sangue para a folia. No recife e em Olinda, a festa começa oficialmente no dia 12 de fevereiro.


Para incentivar a população a doar sangue a manter os estoques altos, o hemocentro de Pernambuco convidou personalidades ligadas ao carnaval para alertar para importância desse gesto.


Na manhã desta terça, a sede do Hemope, na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, na Zona Norte do recife, recebeu Getúlio Cavalcanti, os cantores Nena Queiroga, Ed Carlos, Almir Rouche e Marrom Brasileiro, o grupo lírico O Bonde Bloco, os passistas da Cia Brasil por Dança, além da Orquestra Paranampuká.

A estratégia tem caráter preventivo e busca garantir o abastecimento adequado dos estoques de sangue, assegurando suporte aos hospitais públicos do estado antes, durante e após os dias de folia, período em que a demanda por transfusões costuma aumentar.


Para a presidente do Hemope, Raquel Santana, o Carnaval faz parte da identidade do povo pernambucano e essa proximidade com a festa contribui para estimular a doação. “A proposta da campanha é garantir que o Hemope esteja bem abastecido antes do período carnavalesco, assegurando a segurança de todos que precisam de sangue. É uma iniciativa que une solidariedade e alegria, contribuindo para que possamos ter um Carnaval ainda mais seguro”, afirmou.

A diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta, reforça o caráter preventivo da campanha. “O Carnaval é um período de grande mobilização da população e, historicamente, também de aumento nas ocorrências que demandam transfusão de sangue. Por isso, realizamos essa campanha antes da folia, para fortalecer os estoques e garantir que a rede pública de saúde esteja preparada. Doar sangue antes do Carnaval é um gesto de responsabilidade e solidariedade que salva vidas antes, durante e depois da festa”, destacou.

 

Programação

Além da abertura oficial, a campanha de Carnaval do Hemope contará com uma série de ações ao longo dos meses de janeiro e fevereiro, promovendo a integração entre cultura, esporte e solidariedade. A iniciativa envolve mobilizações internas e externas, visitas especiais e atividades de sensibilização, com o objetivo de incentivar a doação de sangue e fortalecer os estoques para o período que antecede, acontece e sucede o Carnaval. Os eventos serão:

13 de janeiro (terça-feira) – Abertura da Campanha do Carnaval, na Fundação Hemope, às 8h30.
20 de janeiro (terça-feira) – Encontro de Mascotes do Futebol Pernambucano com o Hemopinho, na Fundação Hemope, às 8h30, com a participação confirmada dos mascotes do Náutico, Sport Clube do Recife e Santa Cruz.
23 e 24 de janeiro (sexta e sábado) – Coleta Externa em Olinda, no Shopping Patteo, a partir das 8h30, com a participação dos blocos Damas e Valetes, Calunguinha do Homem da Meia Noite, O Minhocão e Pitombeira dos Quatro Cantos.
29 de janeiro (quinta-feira) – Visita dos foliões do bloco Enquanto Isso na Sala da Justiça e super-heróis ao Hemope.
4 de fevereiro (quarta-feira) – Visita do Rei e da Rainha do Carnaval ao hemocentro.
7 de fevereiro (sábado) – Visita do Galo da Madrugada, com orquestra e diretoria do bloco, em apoio à doação de sangue.

14 de janeiro (quarta-feira) – Hospital Pelópidas Silveira
17 de janeiro (sábado) – Município de Chã Grande
20 de janeiro (terça-feira) – AGU – Advocacia Geral da União (Rua de São Jorge, 240 – próximo à Accenture, Auditório Moinho)
23 e 24 de janeiro (sexta e sábado) – Shopping Patteo Olinda – Uninassau
27 de janeiro (terça-feira) – Município de Ipojuca
30 e 31 de janeiro (sexta e sábado) – Shopping Carpina – Uninassau