PF deflagra Operação Avohai contra quadrilha que falsificava documentos para fraudar a Assistência Social
Operação Avohai cumpriu mandados em cinco estados do país; a investigação teve início quando duas pessoas foram presas após tentarem tirar o CPF com documentos falsos na Receita Federal do Recife
Uma quadrilha que falsificava e apresentava documentos falsos para recebimentos de valores indevidos de benefícios da Assistência Social, com atuação em todo o país, foi deflagrada, na última quarta-feira (26), pela Polícia Federal.
Com apoio do Núcleo de Inteligência (NUINT) do Ministério do Trabalho e Emprego, a Operação Avohai cumpriu oito mandados de busca e apreensão expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.
O cumprimento dos mandados ocorreu de forma simultânea em endereços residenciais localizados nos estados do Rio Grande de Norte, Ceará, Minas Gerais, Acre e São Paulo.
As investigações tiveram início quando duas pessoas foram encaminhadas à Polícia Federal após utilizarem documentos falsos na tentativa de regularizar a inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), durante atendimento na sede Receita Federal, no Recife.
O esquema criminoso descortinado pela investigação revelou uma engrenagem com atuação interestadual, concebida para lograr a expedição de documentos oficiais em nome de fictícias pessoas e, assim conseguir a apropriação de recursos públicos por meio da implementação de Benefícios fraudulentos de Prestação Continuada – Loas Idoso.
O nome da operação deflagrada faz alusão ao dito popular, em que uma mesma pessoa assume uma multiplicidade de identidades (avô e pai).