Pernambuco desperdiça mais de 40% da água tratada durante a distribuição, aponta estudo
Os dados são do estudo "Perdas de Águas 2025", do Instituto Trata Brasil. Segundo o levantamento, mais de dois milhões e 100 mil pessoas seriam potencialmente atendidas com redução das perdas de água em Pernambuco
Pernambuco perde 41,79% da água tratada durante o processo de distribuição hídrica. O dado posiciona o estado como o 15° que mais desperdiça água no país. É o que aponta o estudo “Perdas de Águas 2025”, do Instituto Trata Brasil, divulgado nesta segunda (24). O levantamento é feito com dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (SINISA), referentes ao ano de 2023.
A taxa de perda de água durante a distribuição hídrica de Pernambuco está acima do indicativo nacional, que é de 40,31% de perdas, segundo o estudo. O recorte engloba todas as formas de água que são perdidas e não chegam ao consumidor final.
O “Perdas de Águas 2025” aponta, ainda, que, por dia, Pernambuco perde o equivalente a 441 piscinas olímpicas, que corresponde a mais de um bilhão de litros de água.
Perdas em ligação de água
Ainda conforme os dados do Instituto Trata Brasil, Pernambuco perde, diariamente, 401,02 litros de água por ligação hídrica ativa. No quesito, o estado também é o 15° que mais perde água. Esse dado diz respeito à perda hídrica que ocorre em uma conexão de usuário legítima.
Conforme o estudo, mais de dois milhões e 100 mil pessoas seriam potencialmente atendidas com redução das perdas de água no estado.
O que diz a Compesa
O Diario de Pernambuco procurou a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para comentar o estudo do Trata Brasil, mas até o momento, não obteve resposta.