° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Uruguaio preso em flagrante no Recife matou companheira por enforcamento, diz polícia

O caso aconteceu na madrugada desta terça-feira (11) no bairro da Boa Vista, na área central da cidade

Por Adelmo Lucena

Delegacia de Boa Viagem, no Recife, registrou feminicídio praticado por uruguaio

Um uruguaio de 44 anos foi preso em flagrante, na manhã desta terça-feira (11), por suspeita de matar a companheira, Lorena de Araújo Duarte, dentro do apartamento onde moravam, no bairro Boa Vista, no Centro do Recife. A vítima foi encontrada por policiais no Edifiício Suape.

O crime foi registrado como feminicídio pela Delegacia de Boa Viagem, na Zona Sul. A Polícia Civil disse, em entrevista coletiva, que o estrangeiro matou a mulher por enforcamento

De acordo com o delegado do caso, Mário Melo, o casal mantinha um relacionamento conturbado há cerca de um ano, com histórico de brigas motivadas por ciúmes e desentendimentos financeiros.

Segundo relato do policial, familiares da mulher desaprovavam a relação e já haviam presenciado outras situações de agressão. Uma delas teria ocorrido em maio de 2024, na cidade de Maceió.

O suspeito, que mora no Brasil desde junho de 2024 e trabalhava como motorista de aplicativo, não possui familiares no país. De acordo com o delegado Mário, a relação era “de idas e vindas” e marcada por episódios de violência.

“A família da vítima desaprovava essa relação e ele [o uruguaio] não tem nenhum parente aqui. Então para a família ele era um forasteiro Ninguém sabia muito bem a origem e as pessoas se preocupavam com ela”, destaca o delegado.

Ainda conforme o depoimento do suspeito à polícia, o crime aconteceu após mais uma discussão entre o casal, durante a madrugada.

Ele, afirmou, conforme a polícia, que deu uma tapa forte na companheira, o que provocou sangramento. Ao tentar “estancar o sangue”, acabou a asfixiando, alegando não ter percebido a força empregada. A mulher desmaiou e, ao checar o pulso, o suspeito teria constatado que ela estava morta.

Momentos depois, o uruguaio foi encontrado por policiais atordoado nas imediações de Boa Viagem, aparentando confusão. Durante a abordagem, acabou confessando o crime e indicando o local onde o corpo estava. Ao chegarem ao apartamento, os agentes encontraram a vítima já sem vida, deitada no quarto.

Ele foi autuado em flagrante por feminicídio e encaminhado ao DHPP. O suspeito permanece detido e deve passar por audiência de custódia na quarta-feira (12). A depender da decisão judicial, o inquérito deverá ser concluído em 10 dias, caso ele continue preso, ou em 30 dias, caso responda em liberdade.

Segundo a Polícia Civil, a situação migratória do acusado está regular. Ele possuía Carteira Nacional de Habilitação brasileira e trabalhava de forma legalizada como motorista de aplicativo.