Simepe cobra providências após desabamento de forro na UTI pediátrica do Hospital Barão de Lucena
Parte do teto caiu nesta segunda-feira (27) e atingiu uma incubadora para bebês
O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) se pronunciou nesta segunda-feira (27) após o incidente ocorrido na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica 2 (UTI 2) do Hospital Barão de Lucena, no Recife, onde parte do forro do teto desabou. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. A área foi isolada e os pacientes foram remanejados para outros setores da unidade de saúde.
Assim que tomou conhecimento do caso, o Simepe disse que entrou em contato imediato com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) para cobrar esclarecimentos e garantir medidas de segurança para médicos, pacientes e demais profissionais que atuam na unidade.
Durante o diálogo, o sindicato cobrou ações emergenciais de vistoria e manutenção estrutural, já que a UTI 2 não havia sido contemplada nas obras de reforma e requalificação recentemente concluídas em outras áreas do hospital.
Em resposta, a SES-PE informou que todo o forro da unidade será refeito e que a reabertura do setor só ocorrerá após a conclusão dos trabalhos técnicos e emissão de laudo de segurança, assegurando condições adequadas de uso.
O Simepe destacou ainda que seguirá acompanhando de perto todo o processo de vistoria, manutenção e liberação da UTI 2, reforçando o compromisso com a defesa da integridade física e das condições de trabalho dos profissionais médicos.
O sindicado ainda pontuou que seguirá “acompanhando de perto todo o processo de vistoria, manutenção e liberação do setor, mantendo a categoria informada sobre os desdobramentos”.