° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Mãe que pegou mais de 46 anos de prisão por omissão em crimes sexuais contra filhas é absolvida pela Justiça

A mulher é mãe de de nove crianças e os crimes teriam atuação do pai delas contra as filhas mais novas

Por Diario de Pernambuco

A denúncia foi aceita pela juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª Vara Criminal da Capital, do TJPE

Uma mulher foi absolvida após ter sido acusada de ter omitido os crimes sexuais praticados contra suas filhas menores. Anteriormente, ela havia sido condenada a 46 anos e 3 meses de prisão. No entanto, a Justiça de Pernambuco entendeu que ela vivia em situação de vulnerabilidade e era vítima de violência pelo pai das crianças, que também é réu.

A atuação da Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE) garantiu a absolvição da mulher no caso. O processo corre em segredo de justiça. Os desembargadores entenderam, por unanimidade, que a mãe das meninas era vítima do companheiro. Ele mantinha um controle e manipulação física, psicológica e financeira contra toda a família, composta pela esposa e nove filhos.

No processo, a desembargadora revisora destacou: “tenhamos humildade para nos despir de arrogância e impor à Apelante outra coerência, mais compatível com valores de quem não é esmagado, de quem não perdeu a custódia de si”.

A defesa foi conduzida pelas defensoras públicas Cynthia Credidio, no curso da instrução processual, e Giovana Leite, responsável pelo recurso, acompanhado em segundo grau pelo defensor público Gabriel Gonçalves Leite.

Para Giovana, a decisão representa a reparação de uma injustiça. “Desde o início, sustentamos que não havia elementos jurídicos que justificassem a responsabilização da mãe. O reconhecimento de que ela também era vítima de violência é um marco de justiça e um alívio para a família”, afirmou.