PF prende mulher envolvida com comercialização de canetas de emagrecimento no Recife
Durante as buscas, o efetivo localizou caixas do Mounjaro, além de outra substância que esta em fase de estudo e não está liberada pela Anvisa
Uma mulher, de 48 anos, foi detida após uma ação da Polícia Federal (PF), no bairro de Parnamirim, no Recife, na manhã de quarta-feira (6). A suspeita era investigada por comercializar medicamentos conhecidos como "canetas de emagrecimento". A operação aconteceu por volta das 6h e foi autorizada pela 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.
A acusada, que não possui antecedentes criminais, foi alvo de denúncias recebidas por meio do canal oficial da Polícia Federal, o "Comunica PF", que apontavam que ela vendia o medicamento Mounjaro (Tirzepatide) por meio de suas redes sociais. Embora conhecido por auxiliar na perda de peso, o produto é aprovado apenas para o tratamento de diabetes.
Durante a busca, os policiais localizaram caixas de Mounjaro e também algumas unidades de Retatrutide, substância que ainda está em fase de estudos clínicos e não possui liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A mulher pode responder pelo crime previsto no artigo 334-A, §1º, inciso II, do Código Penal — contrabando — cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão.