° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Árvores retiradas em obras do Aeroporto do Recife ainda não foram replantadas

Empresa deve replantar 59 árvores de grande porte para compensar

Por Adelmo Lucena

Recife, PE, 03/06/2025 - GRAFITAGEM MURO DO AEROPORTO - Imagens dos grafites que estão sendo feitos no muro do aeroporto.

Vinte e nove árvores retiradas durante a primeira etapa da requalificação do Aeroporto Internacional do Recife ainda não foram replantadas pela Aena, empresa que administra o terminal. Elas estavam na Avenida Mascarenhas de Morais, no trecho entre o antigo terminal e a Avenida Centenário Alberto Santos Dumont, e foram removidas para a execução de obras no passeio público.

Segundo a Prefeitura do Recife, a autorização para o corte foi concedida com a condição de que a concessionária plante o dobro do número retirado, ou seja, 58 árvores nativas de grande porte.

Em nota ao Diario de Pernambuco, a Aena informou que o projeto de compensação inclui o replantio de árvores no entorno do sítio aeroportuário, a revitalização e adoção da Praça Salgado Filho e o ajardinamento do canteiro em frente ao terminal de passageiros.

“Também está prevista a possibilidade de replantio de centenas de mudas e/ou compensação financeira para ações ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, disse a empresa.

A concessionária ressaltou ainda que a definição dos locais e espécies cabe à prefeitura. “Nos espaços adjacentes ao aeroporto, serão plantadas mudas de porte médio, com acompanhamento para garantir sua adaptação. Essa etapa será executada após a conclusão das obras no entorno, incluindo o novo terminal intermodal”, afirmou.