° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Reitor da UFPE, Alfredo Gomes, anuncia pré-candidatura ao Governo do estado

O reitor da UFPE anunciou sua candidatura ao governo do estado na chapa do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), juntamente ao candidato ao senado Paulo Rubem.

Por Amanda Medeiros

Alfredo Gomes, reitor da UFPE, é pré-candidato ao governo do Estado pelo Rede

O reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, foi anunciado como pré-candidato ao Governo do Estado pelo grupo político de Túlio Gadêlha (Rede) para as Eleições de 2026. Na ocasião, também foi apresentado o ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago como pré-candidato ao Senado.

No evento foi lançado o manifesto com título “Movimento do Sertão ao Cais: Pernambuco é do Povo”, do grupo político de Túlio. O texto propõe a construção de um projeto de desenvolvimento para o estado, enfatizando a superação das desigualdades sociais e territoriais, o fortalecimento da democracia participativa e a valorização da educação, da ciência, da cultura e do trabalho. Além de políticas públicas voltadas à segurança pública, acesso à água e ao saneamento básico, assim como foco na geração de trabalho e valorização dos servidores públicos.

De acordo com Túlio Gadêlha, o manifesto traduz a necessidade de uma nova agenda para Pernambuco. “Pernambuco precisa romper com a polarização vazia e recolocar o povo no centro das decisões. O movimento propõe um projeto que prioriza água e saneamento, educação que transforma destinos, geração de trabalho com desenvolvimento regional e participação popular real no orçamento e nas políticas públicas”, afirmou.

Na candidatura ao Senado, Paulo Rubem Santiago entra na disputa com trajetória nas áreas de economia, políticas públicas e controle social do orçamento, colaborando na elaboração do programa apresentado pelo grupo.