° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Vereador denuncia compra de voto em eleição da câmara em Minas Gerais e mostra dinheiro ao vivo

Marcelio Moto Som afirmou ter recebido R$ 100 mil de empresário para votar em seu candidato de preferência para a presidência da Câmara Municipal

Por Diario de Pernambuco

Vereador do município de Merces (MG), Marcelio Moto Som denunciou compra de votos na eleição da mesa diretora da Câmara

Um vereador do município de Mercês, localizado na Zona da Mata do estado de Minas Gerais, denunciou publicamente, durante a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal na última terça-feira (2), que teria sido alvo de uma tentativa de compra de voto. A acusação resultou na abertura de um inquérito na Polícia Civil e na Promotoria de Justiça do Ministério Público.

A gravação da sessão plenária da Casa mostra o momento em que Marcelio Estevam Teixeira (Mobiliza), conhecido como Marcelio Moto Som, retira uma grande volume de dinheiro vivo de uma bolsa. Segundo o parlamentar, a quantia equivale a R$ 100 mil, sendo metade em espécie e metade em cheques.

De acordo com o vereador, os valores teriam sido entregues por um empresário e dono de posto de combustíveis, Calixto Domingos Neto, irmão e adversário político do prefeito eleito Donizete Calixto – impedido de assumir o Executivo por pendências com a Justiça Eleitoral, questão que ainda tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O intuito do suborno seria para que Marcelio apoiasse a candidatura do vereador José Ivanio de Oliveira (PSD), aliado de Calixto Domingos Neto, para presidente da Câmara. Como o prefeito eleito está impedido de ser empossado, o vencedor da disputa da mesa diretora assume a prefeitura interinamente.

Marcelio afirma que vinha sendo “assediado” pelo empresário há cerca de dois meses, e teria vídeos e áudios para comprovar a entrega do dinheiro. A Polícia Militar foi acionada à Casa pela atual presidente da Câmara, Rosimeire das Merces Costa (Avante).

Apesar da denúncia, a votação da mesa diretora seguiu normalmente. Foram eleitos José Elizio Ribeiro Coelho (PSD) para a presidência, e Marcelio – o denunciante – para a vice. Eles assumem em 1º de janeiro de 2026.