° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Exposição 'Luz e Cor' exibe trabalhos impressionistas de 40 artistas pernambucanos

Mostra acontecerá na Galeria Janeta Costa, onde busca recriar identidade do Salão dos Independentes do Recife

Por

Exposição fica aberta ao público até 20 de abril
Com o intuito de recriar o espírito do icônico Salão dos Independentes no Recife, será realizada a exposição 'Luz e Cor' na Galeria Janete Costa, localizada no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. A mostra contará com a participação de diversos artistas que exploram diferentes técnicas, todos eles inspirados pelos movimentos impressionistas e pós-impressionistas, caracterizados por seus traços dançantes e iluminados. A inauguração será nesta quinta-feira (21), e os visitantes poderão apreciar as obras expostas até o dia 20 de abril.
 
Sob a curadoria e direção da artista visual, Mayssa Leão, a exposição traz para o público uma releitura entre o impressionismo e o pós- impressionismo, comemorando seu surgimento nos 140 anos do Salão dos Independentes de Paris, mediante inspirações de 40 artistas de Pernambuco com suas respectivas identidades visuais. 

O Impressionismo é caracterizado pela liberdade de expressão puramente sensorial, revolucionando os paradigmas artísticos e dando origem a diversas vanguardas. O uso particular da luz e da cor, elementos marcantes deste movimento, cria cenários onde se destaca a luz natural sobre os objetos, em vez da representação exata de suas formas. Essa abordagem sensorial e atmosférica oferece uma nova perspectiva sobre a realidade, priorizando a sensação e a percepção em detrimento da representação objetiva. A justaposição das cores complementares, ou seja, dos tons frios em conjunto com os tons quentes, reproduzem a percepção visual do artista no instante em que contempla a natureza.

Já o pós-impressionismo vai além e traz fagulhas da abstração e da expressão dos sentimentos, concentrando-se nos aspectos emocionais e simbólicos da arte. "A exposição Luz e Cor será uma oportunidade do público mergulhar nas emoções do olhar de cada artista, dessa mostra sobre os movimentos impressionista e pós-impressionista, através da identidade visual e bagagem de vida dos expositores”, destacou a curadora da exposição, Mayssa Leão.

Serviço:
Inauguração: 21/03/2024
Horário : 18h às 21h
Local: Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, na Av. Boa Viagem.
O evento é gratuito e será aberto ao público.