° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Trump anuncia que vai aumentar em 50% as tarifas sobre carros e aço do Canadá

Novo tarifaço contra o Canadá está previsto para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 2027

Por AFP

Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente americano, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (24), que vai aumentar as tarifas de uma série de produtos do setor automotivo do Canadá a partir de 2027, em um momento em que os dois parceiros comerciais escalam uma guerra tarifária.

Atualmente, as tarifas sobre os automóveis são de 25% e não incluem materiais americanos em sua fabricação, enquanto as importações de aço já têm, no geral, tarifas de 50%.

“A partir de 1º de janeiro de 2027, as tarifas sobre todos os automóveis, caminhões, grandes e pequenos, autopeças e o aço vão aumentar para 50%”, escreveu o presidente republicano em sua rede, Verdade Social.

Na sexta-feira, Estados Unidos e Canadá fracassaram em suas negociações para chegar a um acordo que evitasse a imposição de novas tarifas de 50% por parte do governo Trump sobre uma série de produtos canadenses.

Estas tarifas passam em vigor no final de semana. São aplicados produtos canadenses avaliados em cerca de 20 bilhões de dólares (R$ 103 bilhões) e representam 5,5% das exportações totais do Canadá para o país vizinho.

Os Estados Unidos argumentaram que o Canadá dá um "tratamento discriminatório" às importações de seu vizinho de bebidas, automóveis e laticínios.

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, disse que o Canadá vai importar aos Estados Unidos tarifas de represália, ao descartar o que são considerados um "acordo ruim". Os Estados Unidos são, de longe, o maior parceiro comercial do Canadá, e as exportações canadenses para o país vizinho representam 70% do total.

As tarifas de Trump já estão afetando setores-chave da economia canadense, como as indústrias do aço e a automobilística. O Canadá é o segundo maior parceiro comercial dos Estados Unidos em bens neste ano, atrás do México, segundo dado do Departamento do Censo.