° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Federação Israelita de Pernambuco lamenta ataque que deixou 16 mortos em praia na Austrália

Em nota, a Federação diz perceber "claramente forte ligação entre o antissionismo e o antissemitismo"

Por Diario de Pernambuco

Ataque a tiros em praia da Austrália deixou ao menos 11 mortos

A Federação Israelita de Pernambuco divulgou nota, neste domingo (14), repudiando "de forma veemente" o ataque a tiros ocorrido na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália.

O atentado ocorreu durante uma celebração do feriado judaico de Chanuká e foi classificado pelas autoridades australianas como "terrorista" e "antissemita". Ao menos 16 pessoas morreram e 29 ficaram feridas. Um dos suspeitos foi morto e o outro está em estado crítico.

Em nota, a Federação Israelita de Pernambuco afirma que “todos aqueles que apoiam organizações terroristas e antissemitas, ou mesmo se omitem, dão espaço, fortalecem e se tornam também responsáveis por ações brutais dessa natureza".

A Federação diz perceber “claramente forte ligação entre o antissionismo e o antissemitismo, uma vez que o alvo atingido neste ato foi uma comunidade australiana judaica e não o sionismo que defende a existência do Estado de Israel”.

“A Comunidade Judaica de Pernambuco se ressente também da discriminação existente em relação a seus membros, face aos discursos antissionistas que abrigam no seu interior o antissemitismo”, diz. E concluem: “Que as luzes de Chanuká inspirem a comunidade internacional a fazer prevalecer a razão, o compromisso com a vida e a diversidade, diante das trevas do obscurantismo”.