° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

INSS: repasse de consignados ao Master foi bloqueado até se provar veracidade de contratos

INSS reteve desde setembro todos os valores que seriam repassados ao Banco Master

Por Estadão Conteúdo

Fachada da sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reteve, desde setembro, todos os valores que seriam repassados ao Banco Master referentes a 254 mil contratos de crédito consignado - aproximadamente R$ 2 bilhões. O presidente do órgão, Gilberto Waller, explicou, em entrevista à GloboNews, que a medida foi tomada após a constatação de várias irregularidades.

"Solicitamos a cópia dos contratos desses aposentados e pensionistas e, quando a gente recebe, recebe com surpresa. Contrato não é claro, não está de acordo com a instrução normativa do INSS, não tem taxa de juros, custo efetivo. O contrato aquém do necessário. A assinatura do segurado vinha como se fosse assinatura eletrônica, mas sem o QR Code para confirmar", relatou.

Segundo Waller, "não liberamos mais o recurso para o Banco Master ou para o liquidante ou para quem ele cedeu o crédito até a comprovação de que essa assinatura é do nosso aposentado e pensionista". Uma reunião com o liquidante está marcada para a próxima semana; o banco terá prazo para regularizar a documentação. "Não comprovando que a assinatura seja idônea, a gente cancela e devolve para aposentado e pensionista", avisou.