° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Acidentes com motos levam, em média, 20 pessoas por dia para hospitais do Grande Recife

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), nos sete primeiros meses deste ano, 4054 vítimas de sinistros de trânsito envolvendo motos foram atendidas na rede pública estadual

Por Nicole Gomes

Epidemia de mortes e lesões graves por acidentes de moto segue em alta, quase duas décadas após se tornar problema de saúde pública. Crédito: Paulo Paiva/DP

A cada dia, uma média de 20 vítimas de sinistros de trânsito com motocicletas dão entrada nos hospitais públicos do Grande Recife.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), entre janeiro e julho deste ano, 4.054 vítimas de acidentes de moto foram atendidas nos Hospitais da Restauração (HR), Otávio de Freitas (HOF), Getúlio Vargas (HGV), Miguel Arraes, e Dom Hélder, todos na Região Metropolitana.

Do total de vítimas, 81,60% cometeram infrações de trânsito: quase um terço dos acidentados (30,9%) era formado por condutores sem habilitação, o que corresponde a 1.252 vítimas.

Os dados ainda apontam que 23,30% não usavam capacete de proteção, 17,60% estavam sob efeito de álcool, e 9,80% estavam em excesso de velocidade.

Padrão

Os números revelam um padrão: homens jovens, entre 20 e 29 anos, são os que mais se acidentam com motocicletas. Este ano, foram 1204. Na faixa de homens entre 30 e 39 anos, foram 793 acidentados.

Ao todo, 3.288 homens foram vítimas de acidentes com motocicleta, contra 742 mulheres.

Conscientização


No domingo (27), foi celebrado o Dia do Motociclista. Para marcar a data, desde o início do mês de julho, o Departamento Estadual de Trânsito realiza ações como blitze educativas na Região Metropolitana e no interior do estado.

Entre as atividades, programação com o Comitê Regional de Prevenção de Acidentes de Moto do Agreste, com atuação em cidades como Lagoa do Ouro, Terezinha, Jucati, Caetés, Jupi, Bom Conselho, Iati e Calçado.

Em julho, a Escola Pública de Trânsito do Detran-PE realizou duas edições do Curso Básico em Pilotagem Defensiva voltado para os profissionais que realizam serviços de entregas utilizando motocicletas. A formação é totalmente gratuita e já tem novas edições programadas, nos dias 21 e 26 de agosto.