° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Procape retoma obras de anexo após 14 anos e terá 138 novos leitos

A assinatura da ordem de serviço aconteceu nesta quinta-feira (3), no auditório do Pronto Socorro Cardiológico. Dos 138 novos leitos que serão construídos, 50 são UTIs e 88 são enfermarias que devem ser entregues em julho de 2026.

Por Diario de Pernambuco

Raquel Lyra falou em evento no Procape

Após 14 anos, as obras do prédio anexo do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), em Santo Amaro, na área central do Recife, serão retomadas.


A meta do governo é executar a construção de 138 novos leitos, sendo 50 UTIs e 88 enfermarias.


O primeiro passo foi dado, nesta quinta (3), com a assinatura da ordem de serviços, que teve a participação da governadora Raquel Lyra (PSD).


As obras, que devem acabar em julho de 2026, prometem reduzir a superlotação da emergência cardiológica.


Segundo o gestor executivo do Procape, Ricardo Lima, a lotação chega a 300%.

“Esse momento é muito significativo para o Procape, As obras ficaram paradas durante 14 anos. Essa construção é importante porque nós temos uma emergência cardiológica projetada para 38 pacientes e que funciona regularmente com 80, 70 e, em alguns momentos, mais de 100 doentes", disse Ricardo Lima.

“Essa superlotação causa um transtorno grande para o atendimento e um desconforto enorme para os pacientes. Isso acontece porque muitas vezes o doente chega à emergência e nós não conseguimos colocá-lo dentro do hospital, porque não tem leitos por causa da demanda. Com essa ampliação, iremos dar mais conforto aos doentes e um melhor atendimento para eles ", finalizou.

A construção desses novos leitos, que recebeu um aporte de R$ 36,9 milhões do Governo de Pernambuco, representa um aumento de 54% na capacidade total do hospital.

“Temos investido muito na UPE para garantir mais saúde à população. A construção desse prédio é sonhada há 20 anos e o Governo de Pernambuco está colocando o recurso necessário para se realizar. Daqui a um ano, vamos voltar aqui para inaugurar essa segunda etapa e melhorar a capacidade dessa unidade que é uma referência em cardiologia do Norte-Nordeste brasileiro”, pontuou a governadora Raquel Lyra, que foi homenageada com a medalha Professor Ênio Lustosa Cantarelli, em reconhecimento aos serviços prestados ao hospital.

De acordo com o Governo do Estado, o Procape, que é vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, opera atualmente com 254 leitos.
A secretária da pasta, Mauricélia Montenegro, destacou que a iniciativa, além de beneficiar os pacientes do SUS, contribuirá para a formação de profissionais da área de saúde.

“Essa obra também é um investimento em pesquisa, ensino e na formação de profissionais que atuarão nas áreas mais sensíveis do nosso sistema de saúde. Por isso, estamos fortalecendo o SUS e a ciência pernambucana”, enfatizou.

Segundo o Governo do Estado, o novo espaço permitirá um aumento significativo no número de internações, cirurgias e procedimentos de alta complexidade voltados a adultos e crianças cardiopatas atendidos exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).