Trânsito no Cais José Estelita muda a partir de quarta (2); veja como fica
Com o início das obras do novo parque urbano, pistas originais da Avenida Engenheiro José Estelita serão definitivamente fechadas. Fluxo de veículos será feito pelas seis faixas localizadas na área dos prédios do conjunto Novo Recife
Começa a funcionar a partir das 7h de quarta-feira (2) o novo sistema viário do Cais José Estelita, na área central do Recife.
Com isso, os dois sentidos da pista da Avenida Engenheiro José Estelita, entre o Bairro de São José e a Cabanga, serão definitivamente fechados para a construção do novo parque urbano do Recife, que terá dez hectares de área pública.
Com o novo sistema viário, o fluxo de veículos será levado para as seis faixas, três em cada sentido, construídas na área dos prédios do Projeto Novo Recife.
"Serão três novas faixas: três no sentido Zona Sul-Centro e outras três sentido Centro-Zona Sul. Toda essa infraestrutura construída garante quase 10 hectares que vão ter utilização pública (a partir dos novos parques que serão feitos), tanto na área da margem da bacia do rio Pina quanto na área da Memória Ferroviária, que já faz divisa com a Avenida Sul", explicou o prefeito João Campos, por meio de nota.
"Essas ações de área pública são mitigação da iniciativa privada. Tem mais de R$ 120 milhões em obra que o privado está fazendo para fins de utilização pública, que foi uma pactuação do projeto aprovado pela Prefeitura. Então, a partir de amanhã será liberado esse novo viário e já será iniciada a construção de um dos novos parques da cidade para essa área", garantiu.
Como funciona
Os carros vão passar por duas avenidas paralelas, uma mais perto da Bacia do Pina, no sentido Zona Sul-Centro; e outra no sentido Centro-Zona Sul, na área onde funcionará o futuro Parque da Memória Ferroviária e chamada de Avenida Senador Francisco Pessoa de Queiroz.
O que fazer
Os condutores que vêm do Centro em direção à sentido Zona Sul serão desviados logo após os armazéns do Cais José Estelita para a nova via. Já os que vêm no sentido oposto pegam o desvio logo após o Cabanga Iate Clube.
A presença de retornos entre quadras facilitará a redistribuição do fluxo e reduzirá deslocamentos desnecessários, o sistema também contará com ciclovias e calçadas mais largas e niveladas com impacto direto na fluidez viária.
Quando o novo parque for entregue, haverá o prolongamento da Avenida Dantas Barreto, criando um eixo direto entre a Praça da República e o mar, com travessia nivelada para pedestres, permitindo que quem caminhe pelas calçadas da Dantas Barreto siga diretamente até a orla.
Projeto
Todas as intervenções viárias foram realizadas pelos empreendedores do projeto imobiliário localizado no entorno, com custo total de R$ 50 milhões. “Além da melhoria na fluidez e conectividade entre o Centro e a Zona Sul da cidade, o projeto traz um novo tratamento para a mobilidade ativa, através da criação de novas calçadas, travessias elevadas e novas ciclovias”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local durante os primeiros dias da mudança.