Concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada é autorizada pelo Governo federal
Publicada no Diário Oficial da União desta quinta (22), a decisão, inicialmente, transfere para o Governo de Pernambuco a propriedade do sistema, para então iniciar o processo de concessão do Metrô do Recife.
A transferência da gestão, operação e manutenção da rede de metrô da Região Metropolitana de Recife (RMR) para a iniciativa privada foi autorizada pelo Governo Federal, nesta quinta-feira (22), em publicação no Diário Oficial da União (DOU).
Atualmente, a responsabilidade do serviço é da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), empresa pública brasileira vinculada ao Ministério das Cidades.
De acordo com a resolução, antes do processo de concessão, o governo de Pernambuco irá receber a propriedade dos bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do metrô.
Todo o processo de concessão dos serviços públicos para a iniciativa privada será feito mediante procedimento licitatório único conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A resolução também estabelece que, durante o processo de concessão, seja adotado um procedimento simplificado de avaliação única dos ativos econômico-financeiros para agilizar o processo.
Ainda não foi estipulado um prazo para que o Governo de Pernambuco receba essa titularidade dos serviços.
Problemas no Metrô do Recife
Um dos equipamentos públicos mais criticados pela população da Região Metropolitana do Recife (RMR), o sistema de metrô do Recife tem problemas frequentes, que interferem na operação das linhas.
Na última segunda-feira (19), a Linha Sul do sistema precisou ser interrompida devido a uma falha na rede aérea nas proximidades da Estação Recife. Todas as estações da linha foram fechadas para a realização dos reparos, que voltou a funcionar apenas na manhã da terça (20)
O Metrô do Recife é composto por 37 estações e duas linhas: Linha Centro, que se divide nos ramais Camaragibe e Jaboatão, e Linha Sul, que se integra ao sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), que circulam com tração a diesel.