° / °

Caruaru registra tremor de terra nesta sexta (16)

Tremor foi de magnitude 1.9mR e foi sentido por moradores de diferentes bairros

Por Diario de Pernambuco

Foto: Reprodução
Caruaru está localizada em um falha geológica conhecida por provocar tremores

Moradores do loteamento Parque Real, em Caruaru, foram surpreendidos por um novo tremor de terra na manhã desta sexta-feira (16), por volta das 5h. O forte estrondo e a vibração do solo despertaram principalmente os residentes próximos ao bairro Xique-Xique, mas o fenômeno também foi percebido em outras áreas da cidade.

Caruaru está situada sobre a zona de cisalhamento Pernambuco-Leste, uma falha geológica conhecida por provocar tremores de terra de baixa magnitude. Devido à pouca profundidade dos eventos, os sismos costumam ser sentidos com maior intensidade.

Em nota, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) confirmou que suas estações registraram um tremor às 08h02 UTC (05h02 no horário de Brasília), com magnitude preliminar de 1.9 mR.

O último abalo sísmico monitorado pelo LabSis/UFRN em Pernambuco ocorreu no dia 8 de maio, em São Joaquim do Monte, com magnitude de 2.1 mR. Segundo o laboratório, os tremores têm se intensificado na cidade.

Apesar de considerados de baixa intensidade, microssismos podem anteceder atividades sísmicas de maior magnitude. O laboratório segue monitorando as atividades sísmicas em Pernambuco.