° / °

Deputados denunciam falta de remédios e estrutura no Hospital da PM:

Parlamentares de oposição ao governo de Raquel Lyra visitaram o Hospital da PM, no Recife, nesta quarta (14)

Por Bartô Leonel

Foto: Divulgação
Colchão rasgado foi achado em visita ao Hospital da PM

Uma comissão formada por deputados estaduais da oposição ao governo de Raquel Lyra da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) realizou, nesta quarta-feira (14), uma vistoria no Hospital da Polícia Militar (PM), no Derby, na área central do Recife.

Os parlamentares denunciaram problemas de infraestrutura na unidade, além da falta de medicamentos e de equipamentos.


A vistoria aconteceu depois de uma sessão realizada na terça (13), na Alepe, no Centro da cidade.


Na reunião, no Plenário, os deputados debateram a atual situação da segurança pública no Estado, marcando novo embate entre o Legislativo e o Executivo.


“Ontem (terça), na tribuna, a gente denunciou a precariedade do Hospital da Polícia e acertou para vir, hoje, fazer essa visita. Vieram vários deputados e a gente comprovou a realidade. O hospital está sucateado,” denunciou o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB).


O que disseram os deputados


Durante a vistoria, os deputados informaram que encontraram buracos no teto e nas paredes do hospital.


Imagens enviadas ao Diario de Pernambuco mostram colchões improvisados, cadeiras deterioradas, portas com fechaduras improvisadas, além de falta de ar-condicionado em quartos.


Além desses problemas de infraestrutura, foram confirmados pelos deputados a falta de equipamentos e de medicamentos na unidade de saúde.


“De ontem para hoje, teve uma força-tarefa no hospital. Já disseram que foi autorizado o pagamento de 60 milhões para reforma, para compra de insumos. O que a gente escutou hoje aqui é que o governo vai fazer, vai fazer licitação, vai começar a trabalhar,” declarou o presidente da Alepe,  Álvaro Porto (PSDB).


“Então, eu quero propor aos deputados para que a gente comece a andar por Pernambuco, porque onde a Assembleia chegar, a gente sabe que a coisa vai funcionar,” finalizou.


Além do presidente da Alepe, participaram da vistoria os deputados Coronel Alberto Feitosa (PL), Joel da Harpa (PL), Abimael Santos (PL), Junior Matuto (PSB) e Cayo Albino (PSB).


O que diz a SDS


Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) ressaltou que a unidade vem passando por melhorias contínuas e que todos os ambientes seguem em funcionamento. Além disso, a secretaria afirmou que os eventuais contratempos já foram identificados e estão sendo corrigidos.

A SDS também destacou que não há quartos interditados por falta de ar-condicionado e que os atendimentos oncológicos no Hospital da Corporação serão normalizados até o final desta semana.

Com relação a cirurgias de cabeça e pescoço, a secretaria informou que os procedimentos seguem sendo realizados por meio da rede credenciada, como já previsto no fluxo de atendimentos.