Sport Club do Recife: 120 anos de uma razão para viver
Nesta terça-feira (13), o Leão da Ilha completa mais um ano de uma trajetória de paixão e conquistas
Uma razão para viver! A semana marca os 120 anos do Sport Club do Recife. Fundado no dia 13 de maio em 1905 pelo engenheiro pernambucano Guilherme de Aquino, o Leão da Ilha, atualmente na elite do futebol nacional, quer seguir ocupando o símbolo de identidade e orgulho de uma nação rubro-negra.
O Sport consolidou sua força no futebol pernambucano e expandiu sua influência no Brasil. Acumulou títulos estaduais, regionais e até nacionais, reforçando a imagem do time rubro-negro como um dos gigantes do Nordeste.
O Leão, símbolo do clube, é também uma homenagem ao povo pernambucano. A figura remete ao brasão do primeiro donatário da capitania de Pernambuco e à tradicional alcunha de "Leão do Norte". Esse título foi definitivamente abraçado pelo clube em 1919, ao vencer o troféu Leão do Norte em Belém, superando o combinado Remo/Paysandu.
A HISTÓRIA DE UM BRAVO LEÃO
A trajetória do Sport é entrelaçada à do próprio futebol nordestino. Entre títulos de expressão está o do Campeonato Brasileiro de 1987, que vai além de uma conquista: é um marco e um rugido de bravura que ecoa até hoje contra o eixo dominante do futebol nacional. Uma taça que simboliza a grandeza do Leão, estampada em várias edições das camisas do clube e entoada nos cânticos da torcida.
Já em 2008, o Sport voltou a impressionar o Brasil ao conquistar a Copa do Brasil. Em jogos memoráveis e com uma Ilha pulsando em cada lance, o Leão mostrou sua força diante de gigantes e garantiu o título e uma vaga inédita na Libertadores.