° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Homenagem a Miguel Arraes acontece em 13 de agosto na Câmara Federal

Com a presença de familiares e amigos, Arraes receberá uma série de homenagens, incluindo uma exposição sobre sua vida e seu nome na sala de reuniões na Câmara

Por Mariana de Sousa

Ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes

Uma solenidade em homenagem ao ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, acontecerá em Brasília no próximo dia 13 de agosto, dia que a morte do político completa 20 anos. Com a presença de familiares e amigos, Arraes receberá uma série de homenagens, incluindo uma exposição sobre sua vida e a mudança do nome da sala de reuniões do Colégio de Líderes, na Câmara Federal, para ‘Sala Miguel Arraes’. O convite para a solenidade foi entregue ao Diario, nesta terça-feira (29), pela deputada federal Maria Arraes.

O projeto de resolução que permitiu o tributo teve como relator o neto de Arraes, o deputado federal Pedro Campos (PSB), e foi aprovado pela Câmara dos Deputados em junho. Nomes como dos senadores do PT, Humberto Costa e Teresa Leitão, e de ministros pernambucanos já estão confirmados, de acordo com a também neta do ex-governador, a deputada federal Maria Arraes (Solidariedade).

Para Maria, a solenidade representa o legado de Arraes que reverbera até os dias atuais.

“Estamos fazendo para lembrar a história dele. Eu tinha só 11 anos quando ele faleceu e, depois de adulta, eu conheci ele através das histórias que contam. Somente no velório minha chave virou, quando eu vi aquela quantidade de gente que eu entendi o que ele foi no mundo inteiro, além de ser meu avô”.

Quem foi Miguel Arraes

Miguel Arraes nasceu em Araripe, Ceará, em 5 de dezembro de 1916. Durante a vida política foi secretário de estado, deputado estadual, deputado federal e governador do estado de Pernambuco três vezes. Durante a ditadura, o líder político passou 14 anos exilado na África do Sul. Arraes fundou e presidiu o Partido Socialista Brasileiro (PSB) entre 1999 e 2005.