° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Olho na calculadora

Reta final da Superliga Feminina já tem Praia definido em segundo e Minas na briga pelo terceiro. Na Masculina, Cruzeiro e Montes Claros estão lá, e Minas, quase

Por

3607358
Faltando apenas uma rodada para o fim da Superliga Feminina de Vôlei e três para o encerramento da Masculina, os times começam fazer contas para as definições dos confrontos. Entre as mulheres, três equipes brigam pelas duas últimas vagas na última rodada do returno, com as seis partidas na sexta-feira, às 21h30. Entre os homens, cinco times já estão matematicamente classificados às quartas de final e o Minas (sexto colocado) está muito próximo de se garantir na quinta-feira, se vencer o Bento Vôlei-RS, às 20h, em Bento Gonçalves.

Na Superliga Feminina, o Praia assegurou a vice-liderança com uma rodada de antecipação ao vencer o lanterna, São Bernardo, por 3 a 0, sexta-feira, em Uberlândia. Com o resultado, o time do Triângulo (51 pontos) não pode mais ser alcançado por Osasco (47) e Minas (46), que brigam pelo terceiro posto, importante para escapar do Rio de Janeiro (57) na possível semifinal.

A segunda colocação, no entanto, não vai trazer muita facilidade para o Praia, que pode bater de frente com o Sesi nas quartas. O time paulista – das campeãs olímpicas Jaqueline e Fabiana – vive temporada instável e teve troca de técnico recentemente, com a saída de Talmo de Oliveira, que reassumiu o Montes Claros, no masculino. “Confirmamos o segundo lugar, que era o mais importante neste momento. Agora, a probabilidade de enfrentar o Sesi é grande e sabemos que é atípico o segundo colocado pegar uma equipe tão forte, mas estamos preparadas”, disse a central Walewska, ao site da CBV.

O outro mineiro na competição, o Minas, tem boas chances de recuperar a terceira posição, uma vez que encerrará sua participação no classificatório contra o último colocado, São Bernardo, fora de casa. Já o Osasco fará o clássico contra o Rio de Janeiro, na casa do líder. Na parte de baixo da tabela, três equipes com oito vitórias e 13 derrotas disputam as duas últimas vagas: Sesi (26), Pinheiros (25) e São Caetano (23). Os dois últimos farão confronto direto na sexta. A equipe da capital avança com vitória ou até derrota no tie-break.

POR UMA VAGA O Minas perdeu a chance de ficar mais folgado na classificação do masculino ao perder para o Maringá por 3 a 2, em casa, no sábado. Quem fez o dever de casa foi o Montes Claros, que venceu jogo nervoso contra o Canoas, no Norte de Minas, e se garantiu matematicamente. Os dois mineiros, que se enfrentarão na última rodada, disputam a quarta colocação, e o mais provável é que enfrentem os paulistas Sesi e Campinas. A chance de clássico estadual nas quartas é remota.

Em busca do tetracampeonato, o Cruzeiro pode garantir a liderança com dois jogos de antecedência se vencer o Campinas, quinta-feira, às 21h30, no Riacho, em Contagem, e o Taubaté perder para o Canoas, às 20h, no Sul. A equipe gaúcha, o Bento Vôlei e o São José dos Campos lutam por duas vagas.