° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Supremacia nos números

Adversários numa das semifinais da Superliga, Cruzeiro e Minas têm atletas em posição destacada nos principais fundamentos. Cubano do MTC é o maior pontuador

Por

3633926
Além do fato de que uma das semifinais da Superliga Nacional Masculina de Vôlei será o clássico mineiro entre Cruzeiro e Minas – pela terceira vez isso acontecerá na história do torneio, enquanto a outra reunirá os paulistas Sesi e Taubaté, chama a atenção que cinco fundamentos sejam liderados por jogadores dos times do estado.

O principal deles é o de maior pontuador, que tem em primeiro lugar o oposto cubano Escobar, do Minas, com 412 pontos, em 22 jogos, média de 17,16 pontos por partida. Seus números são impressionantes, pois em 10 partidas o jogador marcou acima de 25 pontos e é indispensável no esquema do técnico Nery Tambeiro. É o homem da decisão. Nesse fundamento, surgem entre os 10 primeiro os nomes de dois jogadores celestes. O oposto Wallace é o quarto, com 331 pontos, e Leal, o oitavo, 266.

Wallace, ídolo da torcida e nome certo na Seleção Brasileira para os Jogos Olímpicos Rio’2016, é o mais eficiente atacante da competição, com 40,65% de aproveitamento. Em segundo, outro jogador que começou a carreira no estado, mais precisamente no Minas, o ponteiro Lucarelli, agora no Sesi, com 37,94%. O terceiro é o cruzeirense Leal, 23%. O melhor minas-tenista nessa lista é justamente Escobar, 13º, com 28,05%. O cubano, aliás, é o jogador mais acionado no ataque da competição. Por isso é o maior pontuador, mas não o melhor atacante.

DEFESA
A defesa tem o líbero Serginho, do Cruzeiro, em primeiro, 37,03%. Está nesse quesito o maior equilíbrio entre jogadores dos dois times, pois o segundo lugar fica com o líbero do MTC, Lucianinho, com 22,35%. No levantamento, como acontece nos últimos cinco anos, o melhor é novamente William, do Cruzeiro, com 39,76%. Everaldo, do MTC, é o sétimo, com 29,03%.
Na recepção, o primeiro lugar fica com o minas-tenista Canutto, com a impressionante média de 57,27% de aproveitamento. Seu companheiro Lucianinho vem em segundo, com 46,91%. O melhor cruzeirense é Leal, 16º. No saque, o cubano celeste Leal é também destaque, terceiro com 9,38%. Canutto, o melhor do MTC, aparece em 16º.
Ontem, a CBV confirmou datas e horários dos jogos do playoff. O primeiro será às 19h, amanhã, no Riachão. O segundo, dia 30, às 18h30, na Arena JK. Se necessário, o terceiro duelo será dia 4, às 21h30, novamente em Contagem.

OS MELHORES


Torneio masculino
Maiores pontuadores
Jogador Time Total
1. Escobar Minas 412
4. Wallace Cruzeiro 331
8. Leal Cruzeiro 266
26. Canutto Minas 200


Melhores atacantes
1. Wallace Cruzeiro 40,63%
2. Lucarelli Sesi-SP 37,94%
3. Leal Cruzeiro 37,20%
13. Escobar Minas 28,05%
Bloqueio
1. Igor S. Bernardo 26,32%
6. Flávio Minas 23,64%
7. Eder Carbonera Cruzeiro 23%
12. Isac Cruzeiro 17,19%
Saque
1. Luiz Lelipe Taubaté-SP 12,79%
3. Leal Cruzeiro 9,38%
5. Wallace Cruzeiro 8,58%
16. Canutto Minas 4,86
Defesa
1. Serginho Cruzeiro 37,93%
2. Lucianinho Minas 22,35%
Melhores levantadores
1. William Cruzeiro 39,76%
7. Everaldo Minas 29,03%
Recepção
1. Canutto Minas 57,27%
6. Lucianinho Minas 46,91%
16. Leal Cruzeiro 32,3%

Despedida de Gustavo

“Obrigado a todos pela torcida por todos estes anos. Vocês são o motivo de sempre querermos vencer. Hora de descansar e traçar novos objetivos.” A frase, no Twitter, é de Gustavo Endres, meio de rede da Seleção Brasileira, ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas’2004 e prata em Pequim’2008, ao confirmar o encerramento da carreira, aos 39 anos. O anúncio aconteceu no encerramento da partida em que seu time, o Canoas-RS, foi derrotado pelo Taubaté, por 3 a 0 (25/21, 25/20 e 25/23), na noite de terça-feira, pelas quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei, o que resultou na eliminação dos gaúchos. E emendou: “Minha mulher, que sabe da minha decisão, deve estar está em casa chorando, tadinha, porque não vai me ver mais nas quadras. Mas fica uma carreira muito bonita, em que eu me sacrifiquei muito, com a minha geração, para dar o máximo que a gente podia pelo nosso Brasil. Agora é hora de cuidar da minha família, da minha mulher, dos meus filhos, e tentar fazer um cargo de gerente, diretor, supervisor, qualquer coisa no Canoas, para a gente melhorar ainda mais essa equipe.”