° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

'Pelada dos Médicos' completa 61 anos de existência com jogo festivo entre sub-90

Pelada teve seu início em 1963 com iniciativa de jovens estudantes de medicina e dura até os dias atuais

Por

3868803
A ‘Pelada dos Médicos’ como é conhecida por ter muitos médicos participantes, comemorou a marca de 61 anos de existência, em jogo festivo nesta última quinta-feira (26), realizado no Clube Alemão de Pernambuco. Batizado de “Sub-90”, evento marcou celebração da longevidade da reunião futebolística. Atualmente pelada ocorre semanalmente no clube, com apenas peladeiros de 60 anos ou mais e ainda presença de um dos fundadores, Oscar Coutinho

[SAIBAMAIS]O início se deu em 1963, quando jovens estudantes do curso de medicina liderados por Oscar Coutinho, Paulo Barroca e Luciano Lima tiveram a ideia da confraternização entre amigos através do futebol. A ideia sensibilizou até professores do curso e primeira edição ocorreu na Granja do Dr. Edson Victor.

Desde então, vários foram os lugares que o bate-bola entre amigos foi realizado de maneira contínua durante todos esses anos. O médico e um dos fundadores, Oscar Coutinho, falou sobre origem dos “sub-90” e marca longeva atingida.

“Essa pelada começou em 1963 na Granja Mossogá, do Dr. Edson Victor. Nós éramos estudantes de medicina de 23 anos, convidados por professores para realizar pelada. A pelada aconteceu em vários lugares e saindo um, entrando outro, nunca deixou de ser jogada. Ela é ativa há 61 anos” explicou Oscar Coutinho.

Oscar também falou sobre a importância do ponto de vista da saúde, de manter pelada ativa mesmo com idades mais avançadas. “A atividade física é ótima para o coração, porém o cérebro é mais importante. A gente se beneficia da alegria de se confraternizar e realizar essa pelada” explicou Oscar.

O também médico, Frederico Wanderley, foi mais um que estava desde o início da peleja e falou sobre a importância de possibilidade de confraternizar entre amigos, através do evento futebolístico.

“A congregação de amigos, conhecidos, colegas de profissão. Toda quinta-feira nos reunimos para comemorar a vida e está presente nas coisas boas, em momentos únicos que jamais se repetirá. É uma festa da amizade, do coleguismo de pessoas que dedicaram a vida para tratar as pessoas, como médicos” comentou.