{{channel}}
Guia do Mundial de Basquete: tudo que você precisa saber sobre a Copa
Copa do Mundo de basquete começa nesta sexta (25/8) com Espanha defendendo o título e jovem seleção dos Estados Unidos de olho em recuperar o posto de campeão
[SAIBAMAIS]Os dois melhores de cada grupo se classificam para uma outra fase de grupos, na qual novamente o primeiro e o segundo avançam às quartas. O restante do mata-mata é disputado em confrontos únicos. Os duelos serão na MoA Arena, nas Filipinas. A ESPN e o Star%2b transmitem.
O Brasil está no Grupo G com Irã, Costa do Marfim e a atual campeã Espanha. O time verde-amarelo estreia amanhã, às 6h45 (de Brasília), contra os persas. Todas as partidas ocorrerão em Jacarta, na Indonésia. Os tupiniquins buscam o tri, o primeiro após as conquistas consecutivas em 1959 e 1963. Desde então, apenas seleções do hemisfério norte ficaram com a medalha de ouro.
O grupo convocado pelo técnico Gustavo de Conti vai ao Mundial com uma mescla de experiência e juventude. Pelo lado dos veteranos, Marcelo Huertas retorna para mais uma Copa, dessa vez aos 40 anos, acompanhado por Vítor Benite, 33. Entre a garotada, um nome especial para a torcida do Distrito Federal: o brasiliense Gui Santos, 21, jogador do Santa Cruz Warriors, afiliado do Golden State na Liga de Desenvolvimento da NBA.
Sem o craque Nikola Jokic, a Sérvia terá no comando um xará de nome parecido, o jovem Nikola Jovic, com outras peças importantes. A equipe europeia é a favorita contra China, Porto Rico e Sudão do Sul na divisão B. O outro grupo restante terá Angola, Itália, Filipinas e República Dominicana, com confrontos interessantes entre jogadores naturalizados.
Um fato curioso e marcante para a disputa do Mundial é a quantidade de mudanças de nacionalidade. Muitos jogadores nascidos nos Estados Unidos optaram por abraçar laços familiares em outros países e representá-los no torneio. Um dos casos mais incomuns é o de Kyle Anderson. Ele até mudou o nome para Li Kaier e agora é chinês. Outros em situação semelhante são Karl Anthony-Towns, nas cores da República Dominicana (país de nascença da mãe), e Jordan Clarkson, em ação pelas Filipinas por ter raízes no local.
Paris-2024
Além da glória de poder se sagrar campeões mundiais, as seleções contam com mais um objetivo para alimentar as disputas. A Copa do Mundo dará sete vagas para quem ainda não garantiu lugar nas Olimpíadas de Paris 2024. Os dois melhores times das Américas garantem vaga direta nos Jogos, assim como a dupla de melhor desempenho entre os europeus. África, Ásia e Oceania terão uma vaga para a equipe mais alta na classificação geral.