{{channel}}
Federação russa confirma doping da nadadora Efimova, que pode ser banida pelo resto da vida
Suspeita é que nadadora fazia o uso do Meldonium, mesma substância de Sharopova
A Federação Russa de Natação confirmou nesta quinta-feira que recebeu documentos da Federação Internacional de Natação (Fina) informando sobre o doping de Efimova. Em um breve comunicado, a entidade local revelou que a atleta foi suspensa "em conexão com uma possível brecha nas leis antidoping".
Nem a Fina nem a federação russa confirmaram os rumores de que Efimova também foi flagrada pelo uso de Meldonium, conhecido como Mildronato, substância bastante utilizada por atletas do leste europeu que passou a ser proibida este ano. Entre as atletas punidas desde então, está a tenista Maria Sharapova.
Efimova tem só 23 anos e, em Kazan, no ano passado, ganhou o Mundial de Natação nos 100m peito. Ela também venceu os 50m e os 200m peito em Barcelona, em 2013, e a prova mais curta em Roma, em 2009. No total, tem 10 medalhas em Mundiais, sendo nove em provas individuais no estilo peito e uma no 4x100m medley. Nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foi medalhista de bronze nos 200m.
Em 2013, foi flagrada no exame antidoping pela primeira vez e suspensa por um ano e meio pelo uso de um esteroide anabolizante. A russa voltou às competições em fevereiro de 2015 e desde então vem brilhando nas provas de 100m peito. Atualmente lidera o ranking mundial nos 100m e é segunda nos 200m.