° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Federação Internacional de Vela confirma locais de disputa da modalidade nos Jogos Rio 2016

Provas serão em cinco raias, três na Baía de Guanabara e duas no Oceano Atlântico

Por

3616251

A Federação Internacional de vela (ISAF) confirmou, nesta quinta-feira, os locais e datas de disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Iniciando em 8 de agosto com as provas da categoria RS:X, as competições serão realizadas em cinco raias, três na Baía de Guanabara e duas no Oceano Atlântico.

O multi-medalhista olímpico da categoria Laser, Robert Scheidt, elogiou a escolha das raias. “É bom ter diferentes raias, isso realmente testa a habilidade dos velejadores em condições diferentes. É um lugar onde o velejador deve ser muito flexível”, disse.

As raias receberam nomes de pontos turísticos do Rio: as três de dentro da Baía foram batizadas de “Pão de Açúcar”, “Ponte” e “Escola Naval”; as duas no Oceano são “Copacabana” e “Niterói”. Além delas, as duas raias reservas foram nomeadas de “Pai” e “Aeroporto”.

“É uma mistura de tudo, velejar dentro e fora da Baía. Para mim, é mais justo para todos. Amei o local”, disse a belga Evi Van Acker, medalhista de bronze na classe Laser Radial em Londres 2012.

Qualidade da água

O dr. Nebojsa Nikolic, membro da comissão médica da ISAF, afirmou que a qualidade das águas da Baía de Guanabara não é mais motivo de grande preocupação após a realização do segundo evento-teste no local, no fim de agosto. Segundo ele, os impactos na saúde dos atletas foram “muito menores que o esperado” e dentro de um nível aceitável.

Relembre imagens do segundo evento-teste da vela para os Jogos Olímpicos Rio 2016: