° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Grande nome do ciclismo, Alberto Contador revela plano de aposentadoria para próximo ano

Ciclista, bicampeão da Volta da França, deve deixar o esporte profissional em 2016

Por

3636470
Um dos principais nomes do ciclismo mundial, o espanhol Alberto Contador deve deixar o esporte profissional na próxima temporada. Campeão da Volta da França em 2007 e 2009 (teve sua vitória de 2010 anulada por doping), o atleta de 32 anos de idade revelou querer se aposentar em 2016.

“Uma coisa são os anos que ainda tenho em alto nível. Outra, por quantos quero continuar. Estou animado com a temporada que tenho agora à frente, mas a verdade é que meu sonho sempre foi me aposentar no topo, ganhando grandes competições, e só me vejo fazendo isso este ano e no próximo”, disse Contador ao jornal espanhol El Mundo.

Com parte de sua carreira manchada por ter sido flagrado em exame antidoping durante a Volta da França de 2010 com clembuterol em seu organismo. O atleta alegou contaminação acidental pelo consumo de carne, apesar de alguns jornais levantarem a tese de doping por transfusão sanguínea.

Após um longo processo, em fevereiro de 2012 o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) o suspendeu por dois anos a partir da dato de exame, anulando assim sua vitória da Volta da França de 2010 e da Volta da Itália de 2011. Ele voltou a competir em agosto de 2012 e desde então tem como melhores resultados a quarta colocação no Tour de 2013 e dois títulos da Volta da Espanha.

“Não quero estabelecer uma data exata porque muitas coisas podem acontecer. Imagine que eu caia na Volta da França de 2016, não gostaria de me aposentar desta maneira. Mas não me vejo competindo por mais de dois anos. Me diverti e ainda me divirto muito com o ciclismo, mas ainda gostaria de sair no nível mais alto”, explicou Contador.

O atleta espanhol inicia a temporada de 2015 disputando a Volta da Andaluzia, como parte de sua preparação para as Voltas da Itália e da França. Ao contrário de anos anteriores, Contador não priorizará uma das competições em detrimento da outra, o que aumentará seu desgaste.

“É óbvio que se você se prepara somente para a França tem mais chances de vencer porque o mês que separa as duas competições é um período curto para se recuperar fisicamente. Mas essa dificuldade aumenta a motivação para conseguir este feito”, analisou.