° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Finais de conferência marcadas por tabus, reencontros e dificuldade em voltar à decisão

Seattle Seahawks e New England Patriots são apontados como os grandes favoritos

Por

3639065
Ser campeão não é fácil. Independente do esporte. Ganhar a mesma competição por dois anos seguidos ainda mais. No futebol americano não é diferente e até chegar a grande final, o Super Bowl em temporadas consecutivas tem sido uma missão quase impossível nos últimos anos. Neste domingo, apenas o Seattle Seahawks pode alcançar o feito e caso ganhe do Green Bay Packers, quebrará uma sequência de uma década.

Nas décadas anteriores alcançar o Super Bowl seguidamente era muito mais fácil. Antes do Século XXI, jogar finais consecutivas ocorreu 13 vezes, mas isto nunca foi garantia de de conquistas. Das nove franquias que chegaram até o Super Bowl, seis conseguiram manter o Troféu Lombardi em seu domínio. Por outro lado, algumas times que foram campeões das suas conferências e disputaram o título nunca tiveram o prazer de tocar na taça. Buffalo Bills, recordista de finais consecutivas com quatro na década de 90, e Minnesota Vikings saíram perdedores quando jogaram Super Bowls.

Os times que foram a finais consecutivas

New England Patriots - 2004 / 2005*
Denver Broncos - 1998/1999*
Green Bay Packers - 1997/1998
Dallas Cowboys - 1993/1994*
Buffalo Bills - 1991/1992/1993/1994
San Francisco 49ers - 1989/1990*
Denver Broncos - 1988/1987
Washington Redskins - 1983/1984
Pittsburgh Steelers - 1979/1980*
Dallas Cowboys - 1978/1979
Pittsburgh Steelers - 1975/1976*
Minnesota Vikings - 1974/1975
Miami Dolphins - 1972/1973/1974*
Dallas Cowboys - 1971/1972*
Green Bay Packers - 1967/1968*

*bicampeões

Você por aqui?

Os Colts não chegam a grande final há cinco anos. Os Patriots não jogam há três anos. Já o packers tenta brigar pelo penta há quatro anos. Aos menos as equipes não ficaram décadas sem brigar pelo Lombardi. Porém, algusn reencontros mais recentes marcarão este domingo na NFL.

Arthur Jones x Chandler Jones
Em 2012, Chandler Jones assistiu ao lado do irmão Jon (o campeão do UFC) os Patriots vencerem os Ravens na final da Conferência Americana. No ano seguinte, Jon Jones viu o mesmo jogo sozinho. Chandler havia sido contratado pela equipe de New England e enfrentava o irmão Arthur por uma vaga no Super Bowl. Arthur saiu vencedor e foi campeão do Super Bowl XLVII. Porém, depois da grande temporada, Arthur mudou de equipe e agora veste a camisa dos Colts, rival deste domingo e mais uma vez os irmãos se enfrentarão na final de conferência, ou no “Jones Bowl II”. Na arquibancada, estarão os pais e o irmão mais famoso, Jon Jones. A dúvida ainda é para quem este trio torcerá, mas a mãe, Camille Jones, teve uma saída melhor. “Eu sou a única mãe do país que sabe que irá para o Super Bowl. Existe algo melhor do que isso?”, disparou.

Adam Vinatieri x Gillete Stadium
Imagine conquistar três Super Bowls com uma mesma equipe. Agora imagine ter que enfrentá-la todos os anos e não saber o que é voltar ao estádio em que conquistou tantas vitórias e só ter vencido uma vez. Isso é o que acontecerá neste domingo com Adam Vinatieri, que mais uma vez irá ao Gillete Stadium em busca da rendição. Ainda caçando o seu quinto título como kicker na NFL, o atleta de 42 anos não mostra sinais que irá parar tão cedo, mas para disputar mais uma decisão, ele terá que conseguir mais uma vitória na sua antiga casa, que seria a primeira em playoffs com outra camisa.

Aaron Rodgers x Marshawn Lynch

Rodgers e Lynch foram companheiros na Universidade da Califórnia e basta eles se encontrarem antes dos jogos que as rivalidade fica de lado. Os dois atuaram juntos em 2004 e levaram a universidade a dez vitórias e a apenas duas derrotas enquanto jogaram juntos. “Era muito divertido jogar com ele. Acho que naquele ano, que foi o primeiro dele, ele deve ter corrido pelo menos uma nove jardas em cada corrida”, falou Aaron Rodgers sobre Lynch. Encontrar Lynch falando sobre Rodgers é impossível, já que o running back de Seattle não concede entrevistas, mas basta observar antes da bola começar a voar pelo campo que o camisa 24 dos donos da casa irá dar um abraço no seu ex-companheiro.

Mais uma vez teremos tabus
Impossível assistir uma partida da NFL que não tenha algum recorde ou marca a ser quebrada. Neste domingo não será diferente e os visitantes estão em desvantagem.

Rodgers nunca venceu Russell Wilson
Foram apenas duas partidas entre os dois quarterbacks, mas até o momento Wilson leva a vantagem sobre o camisa 12 de Green Bay. Rodegrs tem números superiores aos do quarterback dos Seahawks, mas tem tido mais sucesso em liderar sua equipe em jogos de playoffs. Vale lembrar que nenhuma dos jogos entre eles ocorreu na pós-temporada e que o primeiro foi decidido em uma das decisões mais polêmicas da NFL, quando os dois árbitros que presenciaram o passe final deram decisões inversas, mas no final os Seahawks saíram vencedores.

Colts nunca venceu o Patriots em Foxboro
Peyton Manning só venceu os Patriots em uma pós-temporada quando jogou em casa. Os Colts também. Ano passado eles tiveram a oportunidade de quebrar este tabu quando visitaram Tom Brady e companhia no round divisional. Porém, a derrota por 43 a 22 acabou com os sonhos da equipe de Andrew Luck. Após vencer os Broncos em Denver a confiança da equipe cresceu e a defesa mostrou que pode segurar um grande quarterback. Resta saber se terá gás para derrotar dois em sequência. Já são três derrotas em Foxboro e mais uma não seria nada bom para o histórico da equipe, ainda mais quando estas equipes se encontram anualmente.