° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Pernambuco bate recorde e conquista 53 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

Número expressivo supera com facilidade o resultado de 2020, quando o estado subiu ao pódio 33 vezes

Por

3745542
As Paralimpíadas Escolares de 2021 foram marcadas pelo brilho de Pernambuco na competição. Ocorrida em São Paulo, esta edição dos jogos registrou recorde absoluto de medalhas conquistadas pelos pernambucanos, com 53 pódios. Em comparação ao ano anterior, o estado conquistou 20 medalhas a mais, tendo inclusive obtido mais que o dobro da quantidade de ouros. Foram 31 douradas, com 14 de prata e 8 de bronze. Em 2020, o número foi de 14, 12 e 7, respectivamente. 

[SAIBAMAIS]O grande destaque do estado foi no atletismo, onde nada menos que 37 medalhas foram conquistadas. Logo em seguida veio a natação, com destaque para Júlio Gomes. O paratleta já havia sido medalhista em 2019, com dois ouros nos 50m livre e nos 50m costas, e agora foi responsável por trazer 5 medalhas para casa, sendo um ouro e quatro pratas. 

O secretário executivo de esportes de Pernambuco, Diego Pérez, comemorou bastante o resultado da delegação. “Avançamos 20 medalhas de uma edição para outra. E em relação a 2014, são 40 medalhas a mais. Isso mostra que quando ampliamos os incentivos e apoios a esse segmento, os resultados são muito fortes. Compartilhamos essa conquista com cada paratleta, técnico e os familiares. Cada um possui um papel essencial para esse resultado”, declarou. 

Além de atletismo e natação, o parabadminton arrematou um ouro, uma prata e dois bronzes, o tênis de mesa ficou com um ouro e um bronze e a bocha conquistou um ouro.