° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

4-1-4-1 e 4-4-2: 'sem camisa 10', Guto explica ideias dos esquemas para este ano no Sport

Treinador detalhou as variações que pretende usar neste primeiro momento da temporada no Leão

Por

3519307
Novo ano e mudança de esquema tático no Sport, de acordo com o técnico Guto Ferreira. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, o comandante rubro-negro explicou o porquê e quais as novas formações que o Leão vai utilizar nesta temporada. Sem peças com a característica do trio que tinha ano passado, tem alternado dois esquemas visando também suprir a falta de um meia mais de referência na armação. 

[SAIBAMAIS]"Nesses 20 dias trabalhamos o 4-1-4-1 tanto a parte ofensiva quanto a parte defensiva. Trabalhamos o 4-2-3-1? Não. Porque neste ano eu não tenho neste momento um camisa 10 que joga atrás do centroavante como eu tinha Leandrinho, Sammir e Carmona. Esse '10', hoje, dentro do elenco, talvez Pardal. Nem Mugni é esse jogador”, analisou Guto.

Durante os treinamentos abertos, que foram do dia 2 de janeiro até a quarta-feira da semana passado, o comandante vinha trabalhando a equipe titular, sobretudo, no 4-1-4-1, com Willian Farias à frente da área, Lucas Mugni saindo pela esquerda e Jean Patrick pela direita. No momento defensivo, o ‘perde-pressiona’ que Guto é adepto, há uma variação, com Jean recuando um pouco mais e formando uma dupla de volantes com Willian e Mugni sendo mais espetado junto ao centro de referência.



Já nos jogos foi possível ver as duas formações citadas pelo treinador. Diante do Náutico, o 4-4-2 com Willian e Alê de cabeças de área, além de Vicente e Pardal abertos pelos lados. Enquanto contra o Vitória-PE a equipe começou no 4-1-4-1, com Ronaldo mais centralizado, Alê saindo pela direita e Rithely pela esquerda. Vale lembrar que ambas as partidas o comandante leonino teve elenco incompleto por conta de punição sofrida na CNRD.



“Então tenho trabalhado mais em cima do 4-1-4-1 e do 4-4-2 com dois meias de lado. Como não encontramos no mercado os meias que a gente queria para jogar na condição de camisa 10, estamos colocando os jogadores de velocidade mas com poder de armação pelo lado do campo. E colocando jogadores agudos para jogar próximo ao centroavante. Então podemos jogar dentro do 4-1-4-1 e dentro do 4-4-2", finalizou o comandante.