{{channel}}
Sport domina jogo, toma susto, mas vence Operário na Ilha e abre vantagem dentro do G4
Leão abriu o placar, viu time paranense empatar, ficou com um jogador a menos em campo, mas mesmo assim conseguiu a vitória por 3 a 1 na Ilha do Retiro
Com o resultado, o Sport se manteve na 3º colocação, com 44 pontos, mas se afastou ainda mais do 5º colocado, o Coritiba, primeiro time fora da zona de classificação à Série A, que soma 37. Na próxima quinta-feira, o time pernambucano faz o clássico nordestino contra o Vitória-BA, no Barradão.
O jogo
Para a partida, o técnico Guto Ferreira fez apenas duas alterações com relação ao time que venceu o Londrina na última rodada. Uma delas, o retorno automático do volante Charles, após cumprir suspensão. Já a outra, surpreendente. Com Eder ganhando a vaga de Adryelson na zaga. Segundo o treinador, a intenção era melhorar a saída de bola.
O fato, porém, é que tanto Charles, quanto Eder tiveram pouco trabalho na defesa. Isso porque o Sport dominou por completo o primeiro tempo, atuando quase toda a etapa no seu campo de ataque. Tamanha superioridade que fez o resultado parcial de 1 a 0 na descida para o intervalo parecer injusto. Com o time paranaense ficando no lucro.
Até Hernane abrir o placar, apenas aos 43 minutos, o Sport foi enfileirando chances desperdiçadas. A maior delas, com o próprio Brocador, que após ver o volante Jardel quase marcar contra ao mandar na trave, acabou desperdiçando o rebote e, com a meta aberta, cabecear para fora. Eram apenas 19 minutos. Em seguida, Leandrinho, Guilherme e Eder também desperdiçaram boas oportunidades.
E todo esse volume poderia ser ainda maior caso Guilherme e Yan, atacantes de lado, participassem mais da partida. No meio, Leandrinho seguiu bem no papel de armador. E quando o Sport conseguiu uma boa jogada pela lateral, enfim abriu o placar, com Sander cruzando para Hernane, na pequena área, escorar para as redes. Foi o 12º gol do atacante rubro-negro, artilheiro isolado da Série B. Na ida para os vestiários, aplausos da torcida.
Segundo tempo
[GALERIA1]Com uma atuação segura do seu time no primeiro tempo, Guto Ferreira não fez nenhuma modificação no Sport para a etapa final. Já o técnico do Operário, Gerson Gusmão colocou o volante Chicão para tentar reforçar a marcação. Porém, o cenário não mudou em nada.
Tanto que, com sete minutos, o Sport colocou duas bolas na trave. Ambas com Leandrinho. Na segunda, com direito a Hernane aproveitar o rebote e obrigar o goleiro Rodrigo Vianna a fazer uma excelente defesa. O segundo gol, além de merecido, estava maduro.
Para tentar sair do sufoco, aos 12 minutos, o atacante Lucas Batatinha foi acionado no Operário. E em seu primeiro lance, o avançado mandou no travessão de Mailson, completando cruzamento na área, assustando os rubro-negros. E avisando que a vitória não estava assegurada.
Aos 18 minutos, Guto fez a sua primeira mudança ao sacar Leandrinho, cansado, para a entrada do também meia Pedro Carmona. O castigo rubro-negro veio logo depois. Após boa escapada, o meia Marcelo foi derrubado pelo zagueiro Eder dentro da área. Pênalti e expulsão do defensor rubro-negro. O próprio camisa 10, com categoria, converteu a penalidade e empatou a partida.
Pelo volume durante a maior parte do confronto, um tropeço em casa seria um castigo muito grande para Leão. Assim, aos 34, Charles, de cabeça, tratou de recolocar o Leão na frente do marcador. Vantagem ampliada dois minutos depois, com um golaço de Guilherme. Era o Sport mostrando que, mesmo com um a menos, era mais time. Não precisava tomar o susto que tomou. Vitória e lição aprendida.
Ficha do jogo
Sport 3
Mailson; Norberto; Rafael Thyere, Eder e Sander; Charles, Willian Farias e Leandrinho (Pedro Carmona); Yan (Adryelson), Hernane e Guilherme (Marcinho). Técnico: Guto Ferreira.
Operário-PR 1
Rodrigo Vianna; Mailton, Lázaro, Rodrigo e Julinho (Peixoto); Jardel, Gelson (Chicão) e Marcelo; Felipe Augusto, Felipe Alves (Lucas Batatinha) e Cléo Silva. Técnico: Gerson Gusmão.
Local: Ilha do Retiro
Árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Fabrini Bevilaqua Costa (ambos de SP)
Gols: Hernane, aos 43 min do 1º, Marcelo, aos 24 min, Charles, aos 34 min e Guilherme, aos 36 min do 2º
Cartões amarelos: Jardel, Chicão (O), Willian Farias (S)
Expulsão: Eder (S)
Público: 13.124