{{channel}}
Velhos conhecidos e forte investimento: conheça o São Bernardo, adversário do Náutico na Copa do Brasil
Clube ocupa no momento a 4ª posição geral do Campeonato Paulista
[SAIBAMAIS]Fundado em 2004, o São Bernardo Futebol Clube completou recentemente seus 18 anos de fundação e tem como principais títulos duas taças da Série A2 do Campeonato Paulista, em 2012 e 2021. Porém seu maior feito foi alcançado na última temporada, quando garantiu o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2023, quando eliminou o Tocantinópolis nas quartas de final da última Série D. Com isso, Timbu e Tigre terão pelo menos mais um duelo marcado para este ano, já que ambos disputarão a mesma divisão nacional.
Em 2023, o time comandado por Márcio Zanardi, que iniciou sua terceira temporada no comando técnico do clube, disputou seis jogos até o momento, todos pelo Campeonato Paulista, conseguindo três vitórias, dois empates e uma derrota, além de marcar nove gols e sofrer seis. Entre as partidas, deve-se destacar os empates em 1 a 1 contra Red Bull Bragantino e Santos, duas equipes que vão disputar o Brasileirão.
Vice-líder do Grupo D, atrás apenas do Palmeiras, o São Bernardo também é dono da quarta melhor campanha geral da competição, ficando atrás apenas do próprio Verdão, do Red Bull Bragantino e do Corinthians, que será seu adversário na noite desta quinta-feira (9), às 21h30, no estádio Primeiro de Maio, local onde deverá mandar também seu duelo decisivo contra o Náutico, que ainda não tem data definida, mas acontecerá entre os dias 22 de fevereiro e 1º de março.
Entre os atuais jogadores do elenco, o Náutico vai reencontrar alguns velhos conhecidos, como o experiente goleiro Alex Alves, que passou pelo Timbu em 2021, o volante Rodrigo Souza, que defendeu as cores alvirrubras entre 2016 e 2017, e o lateral Jeferson, de rápida passagem pelo clube pernambucano em 2021. Além deles, o Tigre também conta com o zagueiro Matheus Salustiano, que chegou a ser procurado pelo alvirrubro durante a última Série B por indicação de Elano, mas o negócio acabou não acontecendo.
Por disputar o Campeonato Paulista, o estadual mais valorizado do país, o São Bernardo conta com um forte investimento durante o primeiro semestre do ano, atraindo jogadores conhecidos no futebol nacional. Um deles é o experiente zagueiro Rafael Vaz. O jogador de 34 anos acumula passagens por Vasco, Flamengo, Goiás e disputou o último Brasileirão pelo Avaí. Especialista em bolas paradas, o jogador já tem um gol pelo Tigre em 2023, marcado em cobrança de pênalti contra o São Bento.
Outro nome que chama atenção é o do atacante Léo Jabá. Revelado pelo Corinthians, o jogador de 25 anos é o grande nome do São Bernardo até o momento no ano, com dois gols e duas assistências em cinco jogos. Com experiência no futebol Russo e Grego, além de passagens por seleções brasileiras de base, o atleta, que também teve uma passagem pelo Vasco, se destaca pela sua velocidade e facilidade na hora de driblar.