° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Fifa bane e suspende atletas brasileiros por manipulação de resultado

Três jogadores foram banidos permanentemente e outros oito de forma temporária; entre eles Paulo Miranda

Por

3829276
A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou, nesta segunda-feira (11/9), uma lista de banimento de 11 jogadores por esquema de manipulação de resultados via apostas esportivas, descoberto pela Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). A medida acata um pedido da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pelo corte dos atletas envolvidos.

[SAIBAMAIS]Entre os punidos, três foram banidos para sempre do esporte, além de outras oito suspensões temporárias. Ygor Catatau, Gabriel Tota e Matheus Gomes não podem mais entrar em um campo para partidas oficiais. A decisão a partir do órgão mundial veio após a saída de jogadores penalizados do país, como o caso de Eduardo Bauermann, que deixou o Santos para ir ao futebol turco, agora sendo suspenso por 360 dias.

A pena para o zagueiro foi a menor da lista. Os demais penalizados são Fernando Neto e Kevin Lomónaco — o argentino é o único estrangeiro citado —, em 380 dias, Mateusinho, Paulo Sérgio e André Queixo, em 600 dias, além de Moraes e Paulo Miranda - ex-Náutico -, em 720 dias, a maior punição temporária aplicada.

A listagem pode ser ainda maior nos próximos dias, levando em consideração que a CBF também alertou, de forma individual, as confederações de futebol dos demais 210 países-membro do planeta, enquanto da jurisdição exclusiva do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para o território nacional. Além de processos no âmbito desportivo, há causas criminais contra os atletas na justiça comum.