° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

'Negro' e 'Sabalero': com raízes populares, rival do Atlético transformou 'insultos' em marcas de resistência

Torcedores mais humildes do Colón-ARG costumavam utilizar cavalos na ida ao estádio

Por

3524907
Quem vai a Santa Fé, na Argentina, depara-se com uma cidade rodeada por água. Da pesca, os mais humildes retiram o sustento. E é dessa importante atividade econômica que surgiu uma curiosa história do Colón-ARG, adversário do Atlético na semifinal da Copa Sul-Americana.

[SAIBAMAIS]As espécies mais encontradas no rio Salado - que fica nas proximidades do estádio onde será disputada a partida nesta quinta-feira - são pacú, patí, surubí, boga, dourado e sábalo. Esta última variante deu origem a um dos apelidos do Colón-ARG: ‘Sabalero’. A denominação foi criada de forma pejorativa, como forma de tentar menosprezar a humildade dos pescadores ligados ao clube.

Há várias versões sobre o surgimento desse apelido, posteriormente adotado com orgulho pelo clube, que tem raízes populares. “Antigamente, eles pagavam ingressos com peixes, especialmente o sábalo. Ser pescador é sinônimo de humildade, de trabalho, e por isso também são orgulhosamente torcedores rojinegros” conta ao Superesportes o jornalista Diego Meloni, da Equipe de Investigação Histórica do Colón-ARG.

Outras duas versões aparecem na internet. Uma delas conta que o primeiro campo do Colón-ARG ficava próximo ao rio Salado, e a maioria dos torcedores era composta por pescadores do sábalo. A outra sugere que o local onde os garotos fundadores do clube foi inundado. Os peixes, então, eram tirados diretamente da área que originalmente era destinada ao futebol.

Quando o Colón-ARG buscava afirmação no cenário nacional, a torcida se fez presente. Em 18 de dezembro de 1965, foi campeão da Segunda Divisão e se tornou o primeiro clube de Santa Fé a subir para a elite argentina - na qual permaneceu até 1981. Fotos da época mostram os mais humildes montados em cavalos a caminho do estádio (veja abaixo).

CLIQUE AQUI PARA EXPERIMENTAR O DAZN SEM CUSTO

Últimas Notícias