° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Inspirações para o Atlético: times com nove pontos avançaram 45 vezes na Libertadores

Time alvinegro sonha com classificação para as oitavas de final da competição

Por

3533765
Para avançar às oitavas de final da Copa Libertadores, o Atlético precisa terminar a fase de grupos com nove pontos. Chegar a esse número, entretanto, não garante vaga no mata-mata. Para se classificar, o time alvinegro precisa que o Nacional-URU perca os dois jogos que faltam e ainda que a desvantagem no saldo - atualmente em seis gols - se reverta.

Apesar da dificuldade da tarefa, há outros exemplos de equipes que foram às oitavas de final da Libertadores com nove pontos ganhos. Segundo levantamento do FutDados - site especializado em estatísticas -, 72 vezes um time terminou a fase de grupos com essa pontuação a partir de 2000, ano em que o torneio passou a ter o formato atual. Em 45 oportunidades (62,5%) esse desempenho foi suficiente para avançar ao mata-mata. Os anos 2004 e 2010 foram excluídos da conta, já que tiveram fórmulas de disputa alteradas.

Veja a lista na galeria a seguir:

[GALERIA1]

O próprio Atlético conseguiu o ‘feito’ em duas oportunidades. Em 2000, o time ficou atrás apenas do Bolívar-BOL, que fez dez pontos. Bella Vista-URU, com nove, e Cobreloa-CHI, com seis, foram eliminados.

Nas oitavas de final, o Atlético deixou para trás o Athletico-PR, nos pênaltis. Na fase seguinte, a eliminação. O Corinthians levou a melhor ao vencer o confronto por 3 a 2 no placar agregado.

Na temporada 2015, nove pontos bastaram para que o Atlético terminasse o Grupo A na segunda colocação, atrás apenas do Santa Fe-COL (12). Colo Colo-CHI, com nove, e Atlas-MEX, com seis, foram eliminados.

No mata-mata, o Atlético foi eliminado pelo Internacional, já nas oitavas de final. Em Belo Horizonte, empate por 2 a 2. Em Porto Alegre, triunfo colorado por 3 a 1.

Missão alvinegra

Em 2019, o próximo desafio do Atlético em busca do ‘milagre’ é nesta terça-feira, às 21h30. O time alvinegro enfrenta o Nacional-URU, no Mineirão, pela quinta rodada do Grupo E. É vencer ou vencer para alimentar o sonho da classificação.