° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Assembleia discute Projeto de Lei que flexibiliza venda de cerveja nos estádios de Minas

Projeto já recebeu parecer favorável de Comissão de Constituição e Justiça

Por

3534585
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais concedeu, nesta terça-feira, parecer de constitucionalidade ao Projeto de Lei 429/2019, que altera a Lei 21.737/2015, sobre a comercialização de bebidas alcoólicas dentro de estádios de futebol. A mudança visa liberar venda e consumo de cerveja em arquibancadas e cadeiras durante os 90 minutos dos jogos realizados nos estádios de Minas Gerais.

O projeto revoga o parágrafo único do 1º artigo da Lei 21.737/2015, que libera a venda de bebidas alcoólicas em áreas restritas dos estádios e apenas durante o primeiro tempo e o intervalo. No Mineirão e no Independência, principais estádios de Belo Horizonte, a comercialização é permitida exclusivamente nos corredores internos.

De acordo com a proposição, o artigo 1º da lei passa a vigorar com a seguinte redação: "A comercialização e o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol localizados no Estado serão permitidos desde a abertura dos portões para acesso do público ao estádio até o final do segundo tempo da partida".

O Projeto de Lei é de autoria do deputado Gustavo Valadares, com relatoria do deputado Dalmo Ribeiro Silva, ambos do PSDB, e segue agora para análise das Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Segurança Pública. Para ser sancionado, o Projeto de Lei precisa ser aprovado em dois turnos no plenário da Assembleia.

A venda de bebidas alcoólicas nos estádios de Minas Gerais chegou a ser proibida. O tema voltou a ser discutido na Assembleia após a sanção da Lei Geral da Copa (Lei 12.663/2012) pela ex-presidente Dilma Rousseff, que liberou o consumo de cerveja nas arenas brasileiras durante a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo, em 2014. 

Veja a redação atual do artigo 1º:

Art. 1º – A comercialização e o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol localizados no Estado serão permitidos desde a abertura dos portões para acesso do público ao estádio até o final do intervalo entre o primeiro e o segundo tempo da partida.

Veja a nova redação proposta do artigo 1º:

Art. 1º – A comercialização e o consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol localizados no Estado serão permitidos desde a abertura dos portões para acesso do público ao estádio até o final do segundo tempo da partida.