° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Em ritmo de treino, América só empata, fica em terceiro e vai encarar a Caldense

Coelho cede reação ao Guarani, que acabou rebaixado mesmo com empate

Por

3535839
O América lutou pela segunda posição, mas se contentou com o terceiro lugar na fase de classificação do Campeonato Mineiro. O Coelho abriu 2 a 0 e caminhava para vitória tranquila, mas vacilou feio e ficou no empate por 2 a 2 com o Guarani, nesta quarta-feira, no Independência. Neto Berola e França marcaram para a equipe alviverde, enquanto Élder e Paulão fizeram os gols do Bugre, que acabou rebaixado ao Módulo II, apesar da reação heroica com um homem a menos desde o começo do segundo tempo. 

O América fechou a primeira fase do Mineiro com 22 pontos, atrás de Cruzeiro (25) e Atlético (28). Com a terceira posição, o Coelho enfrentará nas quartas de final a Caldense, sexta colocada. Com a melhor campanha, o time alviverde vai jogar no Independência, na próxima segunda-feira, às 20h, em partida única. Em caso de empate, a definição do classificado às semifinais será nos pênaltis. O Guarani, por sua vez, apesar da reação no Horto, foi ultrapassado pela URT, que bateu o Tupi por 2 a 1, de virada, em casa, e ficou na frente do Bugre por ter um triunfo a mais.

[GALERIA1]

O jogo

Os primeiros minutos de partida foram difíceis de acompanhar. Com seguidos erros, os times não conseguiam trocar passes e ainda mostravam espaço na defesa. O América precisava da vitória para buscar a vice-liderança, mas, com o Cruzeiro atropelando a Caldense na etapa inicial, o Coelho passou a encarar o jogo como um 'treino de luxo'.

A primeira boa jogada foi aos 28min, com Felipe Azevedo, em chute da entrada da área que acertou o travessão. Em seguida, o lateral-esquerdo João Paulo arriscou e obrigou Leandro a trabalhar. O América aumentou o ritmo e saiu na frente graças a lance individual. Aos 43, Neto Berola cortou pelo meio, driblou cinco adversários e chutou à esquerda do goleiro: 1 a 0. "Tivemos oportunidade para concluir e conseguimos chegar ao gol. Soubemos encontrar os espaços, mas precisamos caprichar nas finalizações", recomendou o atacante.

O Guarani voltou mais ousado, com um atacante, Diego Silva, no lugar do zagueiro Reniê. Mas o Bugre teve uma ducha de água gelada com a expulsão de Vitão, que fez falta dura em Ronaldo, recebeu o segundo cartão amarelo, seguido pelo vermelho. Com um homem a mais, o América teve espaço para tocar a bola e dominou as ações. O time de Divinópolis, no entanto, não se entregou e levou perigo em chute forte de Pedro Felipe, que explodiu no travessão de Glauco.

O América obrigou Leandro a trabalhar duas vezes seguidas, até que Neto Berola deixou o campo sentindo cãibras na perna esquerda. França entrou, aos 18min, e logo mostrou serviço. Aos 22, ele invadiu a área e tocou na saída do goleiro: 2 a 0. Duro golpe para o Bugre, que viu a situação piorar com a virada da URT sobre o Tupi. Élder, aos 31, descontou em cabeçada após escanteio da direita, mostrando que o time do interior tentaria evitar o rebaixamento até o fim.

Aos 37min, em outro lance de bola alçada na área, o Guarani chegou ao empate. Glauco dividiu com Diego Silva, a defesa ficou parada no lance, e a bola sobrou limpa para o Paulão, que chutou para as redes: 2 a 2. Os pouco mais de um mil torcedores que foram ao Independência não perdoaram os vacilos e vaiaram o América nos instantes finais, insatisfeitos com os erros defensivos. Um tropeço que serviu de alerta para as quartas de final do Estadual. 

AMÉRICA 2 X 2 GUARANI

AMÉRICA
Glauco; Ronaldo, Diego Jussani, Paulão e João Paulo; Zé Ricardo, Juninho (Morelli) e Marcelo Toscano; Neto Berola (França), Júnior Viçosa e Felipe Azevedo (Ademir)
Técnico: Givanildo Oliveira

GUARANI
Leandro; Élder, Reniê (Diego Silva), Paulão; Rodrigo Dias, Alemão, Yuri, Magalhães, Ewerton Maradona (Paulo Moraes) e Vitão; Pedro Felipe (Catatau)
Técnico: Gian Rodrigues

Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 20 de março de 2019 (quarta-feira)
Árbitro: Paulo César Zanovelli Da Silva
Assistentes: Leonardo Henrique Pereira e Pedro Araújo Dias Cotta
Público: 1.029 pagantes
Renda: R$ 2.940
Cartões amarelos: Zé Ricardo, Marcelo Toscano (AME); Vitão (GUA)
Cartão vermelho: Vitão (GUA)
GOLS: Neto Berola, aos 43min do 1ºT; França, 22, Élder, 31, Paulão, aos 37min do 2ºT