{{channel}}
Neste século, brasileiros venceram europeus em três das quatro finais de Mundial de Clubes
Real Madrid é favorito, mas Grêmio quer seguir tradição e surpreender
[SAIBAMAIS]Neste século, o Brasil chegou a quatro finais do Mundial de Clubes. Com exceção da derrota do Santos em 2011, na maioria o favoritismo europeu foi desbancado. Foi assim em São Paulo x Liverpool, em 2005; em Inter x Barcelona, em 2006; e Corinthians x Chelsea, em 2012. Duelos vencidos pelos brasileiros pela vantagem mínima: 1 a 0.
Nos três casos, a “superação” foi o ingrediente determinante para superar o adversário. A entrega de todos os jogadores em campo, com atuações acima da média de alguns atletas e alguns milagres operados pelos goleiros, fez a diferença. E é isso que pode contrariar o favoritismo do Real Madrid neste sábado. Até pela consciência dos gremistas da sua posição nesta final.
“O Real é favorito por tudo que representa no futebol mundial, mas o Grêmio não veio para passear. Vai honrar a camisa durante os 90, 120 minutos. O Grêmio vai suar a camisa. O Real quer muito o título, mas o Grêmio também quer. Vamos fazer de tudo para o Grêmio ser campeão mundial”, avisou o técnico Renato Gaúcho, em sua última entrevista antes da partida.
Estratégia
Renato Gaúcho conhece bem o seu time e o desafio que tem pela frente neste sábado. Considerando essas variáveis, tem uma decisão a fazer: adota uma postura cautelosa, como fizeram os antecessores nas finais de outros mundiais interclubes – e fez o Al Jazira, que quase surpreende o Real na semifinal -, ou tenta surpreender adversário, como fez com o Lanús, na Libertadores: avançando a marcação, buscando reduzir os espaços da saída de bola do adversário. Em suma: enfrenta o Real com a “cara limpa”, de frente.
Um questionamento apresentado ao treinador na coletiva de ontem. “A gente tem todo respeito pelo Real Madrid. Agora, o Grêmio também chegou por méritos. O Grêmio tem sua maneira de jogar, não mudou durante o ano todo. Muita gente achava que em se tratando de uma final da Libertadores, na Argentina, o Grêmio ia jogar recuado, esperando o adversário, e vocês viram o que aconteceu. O Grêmio tem a maneira dele jogar e numa hora dessa não adianta você querer mudar”, respondeu.
Títulos
A história das últimas conquistas brasileiras em confrontos contra europeus
2005 - São Paulo 1 x 0 Liverpool
2006 - Internacional 1 x 0 Barcelona
2012 – Corinthians 1 x 0 Chelsea