° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Cruzeiro e outros 30: conheça os clubes já classificados para a Libertadores de 2018

Veja como está a situação em cada um dos países que cedem vagas ao torneio

Por

3565682

O Cruzeiro voltará a disputar a Copa Libertadores da América em 2018. A competição é uma das preferidas do torcedor celeste, que já teve o gostinho especial de ficar com a taça em duas oportunidades, em 1976 e em 1997.

Além da Raposa, outros 30 clubes já estão confirmados na competição, que começa em janeiro. Como campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro só entra na fase de grupos, marcada para o fim de fevereiro. Os classificados para as oitavas devem ser conhecidos em maio, data da última rodada. No Brasil, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Santos também já carimbaram o passaporte.

Veja como está a situação em cada país:

ARGENTINA


Os seis clubes argentinos na Libertadores de 2018 já estão definidos. O país portenho ainda poderá ficar com mais duas vagas caso o Lanús vença o Grêmio na decisão da Libertadores deste ano e o Independiente conquiste a Copa Sul-Americana.

Boca Juniors

Conhecido como maior carrasco de brasileiros, o Boca Juniors está de volta à competição internacional. O clube xeneizes é o atual campeão argentino e chega com força em busca do título. O atacante Ábila, ex-Cruzeiro, deve ser um dos reforços para a disputa da Libertadores. O contrato de empréstimo do centroavante com o Huracán termina em dezembro.

River Plate

O River foi vice no último Campeonato Argentino e disputa a final da Copa Argentina. O time de Núñez foi eliminado pelo Lanús na semifinal da Libertadores deste ano após estar muito próximo da vaga. Venceu o jogo de ida por 1 a 0 e abriu 2 a 0 no segundo, mas levou quatro gols e acabou eliminado.

Estudiantes, Racing, Banfield e Atlético Tucumán

Estudiantes, Racing e Banfield confirmaram classificação via Campeonato Argentino. Por sua vez, o Atlético Tucumán está garantindo por ser finalista da Copa Argentina, já que o River, o outro clube na decisão, avançou pelo torneio nacional.

BOLÍVIA


Os tradicionais The Strongest e Bolívar são os dois clubes da Bolívia certos na Libertadores de 2018. O Strongest venceu o Apertura 2016 e o Bolívar conquistou o Apertura 2017. O maior pontuador da temporada e o campeão do Clausura ficam com as últimas vagas.

Com ampla vantagem na tabela, o Bolívar deve ficar com a taça mais uma vez. O Strongest deve ser o vice. Assim, o Jorge Wilstermann e o Oriente Petrolero surgem como candidatos a herdeiros das vagas.

CHILE

O Chile já tem dois representantes definidos: Universidad de Chile e Santiago Wanderers. O Colo-Colo lidera o Torneio Transición 2017 e aparece como favorito por uma das vagas restantes. O time do ex-palmeirense Valdívia é seguido de perto por Unión Espanhola e Audax Italiano. A quarta vaga sai de um duelo de vices dos últimos torneios nacionais.

COLÔMBIA


O Atlético Nacional e o Junior Barranquilla são os garantidos da Colômbia. O Nacional é o atual campeão do Torneio Apertura 2017 e o Junior ficou com a taça da Copa da Colômbia ao bater o Independiente Medellín na final. As últimas vagas ficam com o vencedor do Torneio Finalización 2017 e o melhor colocado na tabela geral da temporada.

EQUADOR


O Emelec e Delfín já estão garantidos. Independiente del Valle e Barcelona são os favoritos para as duas vagas restantes.

PARAGUAI


Libertad, Olimpia, Cerro Porteño e Guarani serão os representantes do Paraguai na Copa Libertadores. O Libertad é o atual campeão do Torneio Apertura 2017 e ainda segue vivo na disputa da Copa Sul-Americana. O Cerro Porteño lidera e está muito próximo de ficar com o título do Clausura 2017. Olimpia e Guarani vão ficar com as vagas restantes.

PERU


Alianza Lima e Melgar estão confirmados. O primeiro venceu o Torneio Apertura 2017 e o segundo ficou com o Torneio de Verão. As outras vagas ficarão com o maior pontuador da temporada e o campeão do Descentralizado 2017.

URUGUAI


O Defensor foi o campeão do Apertura e o Nacional ficou com o Torneio Intermedio. O Peñarol lidera o Clausura com folga, com 39 pontos, três a mais do que o Defensor. O campeão uruguaio será conhecido de um embate entre o maior pontuador da temporada (Defensor, Nacional ou Peñarol) e o vencedor de uma partida entre os campeões do Apertura e do Clausura. Certo é que Defensor, Nacional e Peñarol já estão garantidos na Libertadores.  

VENEZUELA


Das quatro vagas, três já estão asseguradas: Carabobo, Deportivo Táchira e Monagas. O primeiro clube ficou em primeiro na pontuação geral na temporada, com o Táchira em segundo. Já o Monagas foi o campeão do Torneio Apertura 2017. Resta uma vaga.