{{channel}}
Cruzeiro define 'pré-lista' e pode promover até cinco jogadores da base em 2018
Diretoria e comissão técnica definiram promessas que devem receber chance
As decisões foram tomadas após observações das diretorias da base e do profissional e de conversas com o auxiliar-técnico fixo James Freitas e o técnico Mano Menezes. Conforme apurou o Superesportes, quatro nomes receberam ótimas avaliações e têm promoções praticamente definidas. São eles Vander, Thonny Anderson, Jonata e Vitor Luiz. Já o lateral-direito Vitinho depende de mais minutos na temporada após se recuperar de lesão séria no ombro.
Conheça detalhes da pré-lista:
Clássico camisa 8 (apesar de vestir a 10 em alguns momentos), é tratado na Toca da Raposa I como uma das maiores joias formadas no clube nos últimos tempos. Nas palavras dos dirigentes, é o “mais pronto” para a promoção. Apesar da posição, também se destaca pelo talento ofensivo. Já marcou 26 gols com a camisa do Cruzeiro. Em maio de 2016, foi artilheiro do time em uma excursão para a Holanda, onde deixou sua marca quatro vezes. Em outubro do ano passado, foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20 e conquistou o Torneio Quadrangular de Seleções, disputado no Chile. Em 2017: 27 jogos, 6 gols.
Embora tenha forte concorrência para o setor na equipe profissional, o meia-atacante Thonny Anderson é mais um que deverá ser promovido em 2018. Não só porque não terá mais idade para permanecer nas categorias de base, mas pelo destaque nesta temporada. O jogador é outro que tem facilidade para chegar com qualidade ao ataque. Forte e de boa estatura, é o “segundo da lista”, também tratado pelo clube como atleta que já foi lapidado o suficiente para ganhar uma chance com Mano Menezes. Em 2017: 29 jogos, 6 gols.
Emprestado pelo CRB de Alagoas ao Cruzeiro, o atacante Jonata é mais um contratado para as categorias de base e que conseguiu aproveitar as chances para se firmar em Belo Horizonte (Raniel teve trajetória parecida, quando chegou do Santa Cruz). Titular do time sub-20, agradou ao técnico Mano Menezes nas oportunidades que teve de treinar com a equipe profissional. De boa estatura, tem características diferentes dos atuais jogadores do elenco cruzeirense e deverá ser mais uma opção de banco oriunda das categorias de base do clube em 2018. Para seguir com o jogador no próximo ano, o Cruzeiro terá que confirmar a opção de compra de cerca de R$600 mil ao clube alagoano, dono de seus direitos econômicos. Em 2017: 21 jogos, 5 gols.
No Cruzeiro desde o início de sua formação, o lateral-esquerdo Vitor Luiz também integra a lista e deverá ser a terceira opção para o setor da equipe profissional em 2018. Já aos 18 anos, no início de 2016, o jogador viveu a expectativa de ser promovido ao elenco principal, uma vez que a equipe só tinha Fabrício em seu elenco. Ele chegou a participar de alguns treinamentos, na época com o técnico Deivid, mas não teve sequência na Toca da Raposa II. Em 2017: 24 jogos, nenhum gol.
A promoção de Vitinho ainda não está completamente definida. O lateral-direito teve uma grave lesão no ombro durante a temporada e ficou um longo período em recuperação. Até por isso, disputou poucas partidas em 2017. O garoto, no entanto, tem um carinho especial de Mano Menezes e pode receber a oportunidade ao longo da próxima temporada. No atual elenco, o treinador tem à disposição Ezequiel e Lennon para o setor. O segundo, no entanto, não deverá permanecer na Toca II. Rafael Galhardo assinou contrato até o fim da temporada nesta quinta-feira. Em 2017: 10 jogos, 2 gols.