° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Vasco quer tri, Maracanã largado e Loco Abreu: o guia do Campeonato Carioca

Disputa começa nesta quarta-feira (25/1), com Madureira x Botafogo

Por

3586141

O Campeonato Carioca começou, oficialmente, no último dia 11 de janeiro, com a disputa entre seis times por duas vagas na fase principal do torneio. Portuguesa, Nova Iguaçu, Cabofriense, Campos, Tigres e Bonsucesso jogaram um hexagonal, que terminou, na terça-feira (24/1), com Portuguesa e Nova Iguaçu classificados para seguir no torneio, os outros quatro disputarão um quadrangular para definir os dois rebaixados.

A partir de agora, os 12 times jogarão dois turnos para definir os semifinalistas da competição. Na primeira fase, os clubes se enfrentam dentro do grupo, no returno, duelam contra os integrantes da outra chave. O campeão de cada turno garante vaga na semifinal do Cariocão, enquanto as outras duas vagas vão para os times com melhores campanhas na classificação geral. Caso o mesmo clube vença Taça Guanabara e Taça Rio, o terceiro melhor colocado herda a vaga entre os semifinalistas.

O torneio vai até o dia 7 de maio e terá um desfalque importante: o Maracanã. Sem condições para receber eventos esportivos, o maior estádio do Rio de Janeiro sofre em estado de abandono por conta de um imbróglio entre a atual administradora e o Governo do Estado, que busca novas parcerias para reativar o palco mais tradicional do futebol carioca.

Alguns pequenos apostam na juventude do elenco, outros recorreram aos medalhões para tentar melhor sorte. Entre os grandes, Botafogo e Flamengo dividirão as atenções do estadual com a disputa da Libertadores da América - o rubro-negro ainda tem a Primeira Liga, assim como o Fluminense. Enquanto é isso, o Vasco da Gama busca o tricampeonato pela segunda vez na história do clube.

Guia dos times

Boavista

O time de Saquarema é conhecido por montar elencos competitivos para a disputa do Campeonato Carioca. Para 2017, o clube aposta em jogadores experientes para tentar surpreender os grandes do estado. Os destaques são o goleiro Felipe, bicampeão do Cariocão pelo Flamengo, o zagueiro Renato Silva, que tem passagem pelos quatro grandes do Rio, o zagueiro Antônio Carlos, que marcou o gol do título estadual em 2005 pelo Fluminense, os laterais Cristiano, ex-Vasco e Sport, Pedro Botelho, ex-Atlético-PR, Atlético-MG e Arsenal-ING e o volante Fellype Gabriel, campeão do torneio em 2013 pelo Botafogo. No comando do time, Joel Santana, campeão estadual pelo quarteto de grandes do Rio de Janeiro.

Macaé

A principal atração do clube da Região dos Lagos vai ficar no banco de reservas. O técnico Renê Simões vai comandar a equipe na tentativa de fazer frente aos grandes. Em 2015, o treinador até venceu a Taça Guanabara com o Botafogo, mas acabou derrotado na final da competição para o Vasco da Gama. O objetivo do Macaé é repetir, pelo menos, a campanha de 2015, quando fez frente aos mais tradicionais - venceu o Fluminense, por exemplo - e registrou o recorde pessoal de maior pontuação na história do torneio. Em 2016, o Macaé fez a quarta melhor campanha entre os 12 clubes de menor expressão. No elenco, o time conta com o atacante Romarinho, filho do senador Romário e ex-Brasiliense, que não marca um gol desde 2013.

 

Madureira

O Madureira vai mesclar experiência com juventude para a disputa do Estadual. No time dos mais velhos, o lateral Wellington Saci (31 anos) e os atacantes Júlio César (36 anos),  Soares (31 anos) e Souza “Caveirão” (34 anos). Os mais jovens serão representados por dois jogadores recém-promovidos ao futebol profissional: Rickson e Jordan, destaques do tricolor suburbano na competição de base. No banco de reservas, o comando técnico fica por conta do experiente Paulo César Gusmão, que já treinou os quatro grandes do estado. Longe do protagonismo nos últimos torneios cariocas, o Madureira tenta repetir a campanha em 2006, quando foi vice-campeão do estadual ao ser derrotado pelo Botafogo.

Bangu

O alvirrubro apostou no mercado sul-americano para voltar a brilhar no Campeonato Estadual. Vencedor das edições de 1933 e 1966, o Bangu tenta voltar a ser protagonista sob o comando do uruguaio Loco Abreu, campeão carioca com o Botafogo em 2010 e apresentado com status de estrela pela torcida banguense, que o recebeu com festa em Moça Bonita. Além do centroavante, o time da zona norte conta com Luís Peralta, atacante colombiano, e com o volante compatriota de Loco, Damian Eroza. O Bangu também aposta em um velho conhecido da torcida: o meia veterano Almir, de 34 anos, fará a sua terceira passagem pelo clube. O jogador está se recuperando de uma luxação patelar e está há 10 meses sem entrar em campo.

Resende

O Resende, do técnico Ademir Fonseca, pretende entrar forte em busca de mais uma boa campanha no estadual. A melhor participação do time foi em 2009, quando eliminou o Flamengo na semifinal da competição ao vencer o rubro-negro, que seria campeão brasileiro daquele ano, por 3 a 1. O principal nome do Gigante do Vale é o do veterano Rodrigo Souto, volante com passagens por importantes clubes brasileiros, como Vasco, Santos e São Paulo. O Resende estreia no Carioca no dia 28 de janeiro, no clássico regional contra o Volta Redonda. Para conquistar uma boa campanha no Cariocão, o Resende treinou 13 dias no CT do Atlético Sorocaba, em São Paulo, onde a Argélia fez sua preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Volta Redonda

O Voltaço chega cheio de moral para a disputa do Campeonato Carioca após ser campeão da série D do Brasileirão em 2016 e conquistar uma vaga na terceira divisão nacional. Do elenco campeão brasileiro do ano passado, 13 atletas permaneceram no aurinegro. O Volta Redonda costuma dificultar a vida dos quatro grandes e já conquistou a Taça Guanabara, em 2005, quando foi derrotado na final geral pelo Fluminense. No ano passado, foi o melhor entre os pequenos e venceu o Fluminense por 3 a 1 na partida de estreia. Para 2017, o grande nome é o atacante Pipico, que já defendeu o Vasco e que já brilhou na competição pelo Macaé.

Portuguesa

Foi o melhor time da primeira fase do Carioca e garantiu a classificação para a disputa principal com uma rodada de antecedência. O clube da Ilha do Governador também é o atual campeão da Copa Rio, competição que é disputada por equipes de menor expressão do Rio de Janeiro. Um dos destaques da Lusa é o atacante Stênio Garcia, batizado assim em homenagem ao ator de 82 anos. O jogador anotou o gol que garantiu o time na Taça Guanabara na partida diante do Campos, no sábado (21/1). Com a Arena da Ilha em obras - será utilizado pelo Flamengo em 2017 -, o clube deve mandar suas partidas na Rua Bariri, em Olaria. Outro destaque é o meia argentino Matías Sosa, que teve boa passagem pelo América em 2016.

Nova Iguaçu


O time da Baixada Fluminense ficou com a segunda vaga do hexagonal que decidiu os últimos participantes do Campeonato Carioca. O Nova Iguaçu tem frequentado a série B do Rio de Janeiro frequentemente e é o atual campeão da divisão de acesso à elite carioca. Porém, o time perdeu o grande nome da conquista do ano passado: o atacante Schwenck não renovou com o clube após o título da segundona e não irá atuar com a camisa laranja em 2017. A melhor participação do clube em um Cariocão foi na estreia do time na divisão principal: em 2006, terminou em 3º na Taça Guanabara, primeiro turno da competição. Para esse ano, nenhum nome de peso no elenco e a aposta será em atletas mais novos e pouco conhecidos.

Botafogo

O alvinegro não é campeão estadual desde 2013, quando venceu os dois turnos da competição. Nas últimas duas edições do torneio, o clube de General Severiano terminou com o vice-campeonato, em duas decisões contra o Vasco da Gama. O Botafogo pode ter que poupar jogadores em alguns jogos do Cariocão, visto que tem compromisso pela pré-Libertadores já no dia 1º de fevereiro, diante do Colo-Colo, em casa. Uma semana depois, o clube viaja para disputar o jogo de volta, no Chile. O alvinegro é o clube que menos tem conquistas estaduais entre os quatro mais tradicionais, são 20 taças do torneio, contra 24 do Vasco, terceiro na lista.

Flamengo


Assim como o Botafogo, o Flamengo também disputará a Copa Libertadores em 2017. No entanto, como já está garantido na fase de grupos do torneio continental, só estreia na competição no dia 8 de março, contra o San Lorenzo. Até lá, é possível que Zé Ricardo faça muitos testes na equipe principal, dando espaço aos promovidos da base, como Paquetá, Ronaldo e Vizeu, campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016. Principal reforço do rubro-negro para a temporada, Conca só joga o Cariocão caso o clube chegue nas semifinais e sequer está entre os inscritos na lista inicial. O Flamengo é o clube que mais venceu a competição estadual, com 33 conquistas, mas não levanta a taça desde 2014 e amarga nove jogos de jejum contra o Vasco, arquirrival.

Fluminense

É o clube grande do estado que está a mais tempo sem vencer o Cariocão. A última conquista foi em 2012. O tricolor se movimentou muito pouco no mercado e aposta em Gustavo Scarpa para voltar a levantar a taça do torneio. Além do camisa 10, os equatorianos Orejuela e Sornoza, ex- Independiente del Valle, merecem destaque no elenco do Flu. O nome mais badalado para a temporada é o de Abel Braga, que já tem três títulos cariocas no currículo: dois pelo Fluminense (2005 e 2012) e um pelo Flamengo (2004). O tricolor das Laranjeiras é vice-líder em números de conquistas no Rio de Janeiro. Com 31 troféus, o Fluminense só está atrás do Flamengo.

Vasco da Gama

O Vasco é o atual bicampeão da Campeonato Carioca e vai tentar conquistar o tri pela segunda vez na história do clube. O elenco de São Januário conta com muitos jogadores experientes: os remanescentes de 2016, Nenê e Rodrigo, e os novos contratados Muriqui e Wágne - campeão estadual quando defendia o Fluminense, em 2012 - , são alguns exemplos. Grande parte da pré-temporada vascaína foi feita nos Estados Unidos, onde o clube disputou a Flórida Cup. No torneio disputado na América do Norte, uma preocupação para os vascaínos: derrota por 4 a 1 para o Corinthians na semifinal. O time da Colina jogou outras duas vezes na competição. Vitórias sobre Barcelona, do Equador e River Plate, da Argentina.

As chaves

Grupo B

Boavista, Botafogo, Flamengo, Macaé, Madureira e Nova Iguaçu

 

Grupo C

Bangu, Fluminense, Portuguesa, Resende, Volta Redonda e Vasco da Gama              

Primeira rodada*

28/01 - Resende x Volta Redonda - 16h30
28/01 - Botafogo x Nova Iguaçu - Engenhão - 17h
29/01 - Bangu x Portuguesa - Moça Bonita - 16h30
29/01 - Vasco x Fluminense - Engenhão - 17h
28/01 - Flamengo x Boavista - Arena das Dunas - 19h30
29/01 - Macaé x Madureira - Eduardo Guinle - 19h30

*O Botafogo joga antes, na quarta-feira (25/1), contra o Madureira, em Moça Bonita, 16h30. O duelo é válido pela segunda rodada do Campeonato Carioca, adiantado por conta da participação alvinegra na Libertadores.